UM ESTUDO DE CASO SOBRE A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO RIO GRANDE DO NORTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol8.8214

Palavras-chave:

Políticas educacionais indígenas; Escola indígena; Organização escolar.

Resumo

A pesquisa teve como objetivo mostrar a contextualização histórica, política e social de uma escola indígena no município de Canguaretama, no estado do Rio Grande do Norte, a partir dos embates empreendidos pela comunidade escolar em busca da sua legalização e reconhecimento como escola indígena. A metodologia esteve pautada na abordagem qualitativa e o estudo de caso como técnica de pesquisa. Os dados foram coletados por meio da entrevista semiestruturada com 4 profissionais da escola. Como resultados, foi possível perceber que a comunidade do Catu vivenciou momentos de lutas e de tensões para alcançar a legitimidade e o reconhecimento da escola como indígena, a partir da implementação das políticas de ação afirmativa.

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Biografia do Autor

Creusa Ribeiro da Silva Lelis, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professora do Instituto Federal do Rio Grande
do Norte, campus Canguaretama, Canguaretama- Rio Grande do Norte

Wilson Honorato Aragão, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação. Professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. 

Givanildo da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação. Professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Alagoas, campus A. C. Simões, Maceió-Alagoas.

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Publicado

2023-10-24

Edição

Seção

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO