DESAFIOS NO ENSINO DA DIVERSIDADE ÉTNICA E CULTURAL: PERCEPÇÕES DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol9.9411

Palavras-chave:

Educação Básica, relações étnicas e lei 11.645/08, formação de professores

Resumo

O Brasil é um dos países com maior diversidade étnica e cultural do mundo, constituído por uma população multicultural e pluriétnica devido à presença originária de povos indígenas, posterior colonização europeia, e povos africanos. Diante da discriminação e negação da cultura afro, afro-brasileira e indígena, medidas legais precisaram ser adotadas, como a criação da lei 11.645/08, tornando obrigatório o seu ensino na educação básica. O objetivo geral da pesquisa foi destacar a importância da lei e os desafios que professoras de determinada escola pesquisada enfrentam para sua efetivação. Metodologicamente, caracteriza-se pela natureza qualitativa com uso da técnica do Grupo Focal. Os resultados indicaram que as professoras têm conhecimento parcial da lei e não se sentem preparadas para tratar da temática na sala de aula. Conclui-se que é urgente abordar as relações étnicas na formação inicial e continuada de professores, para que eles se sintam instrumentalizados em sua prática pedagógica.

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Biografia do Autor

Gesley Crislane Silva Diniz da Paz, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Mestrado Profissional em Educação. Centro Universitário Adventista de São Paulo – Campus Engenheiro Coelho. São Paulo – Brasil.

Rebeca Pizza Pancotte Darius, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Doutorado em Educação. Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”. São Paulo – Brasil.

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Publicado

2024-12-23

Edição

Seção

DOSSIÊ RELAÇÕES DE GÊNERO, ÉTNICO-RACIAIS E INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO