PROFESSORES HOMENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO SOBRE A PRESENÇA MASCULINA NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol9.9651Palavras-chave:
Educação Infantil, professores homens, relações de gêneroResumo
A Educação Infantil é fortemente marcada pela distinção de gênero, concentrando as professoras mulheres em funções como educar e cuidar, ações diretamente realizadas com as crianças, enquanto os professores homens assumem atividades administrativas ou são professores especialistas. Assim, este artigo busca discutir as consequências da manutenção desse padrão a partir da realidade da cidade de Santo André/SP. A pesquisa contou com entrevistas de cinco pedagogos atuantes na Educação Infantil do município e teve como principal objetivo identificar os dificultadores para o trabalho com as crianças pequenas. Como conclusão, podemos citar que o senso comum insiste em relacionar a figura do professor homem a um abusador em potencial, o que inibe as contratações desses profissionais ou, uma vez atuando em sala de aula, tenta delimitar suas tarefas ao que, supostamente, seria adequado ao gênero masculino. Para embasar o estudo utilizamos autoras como Guacira Lopes Louro, Jane Felipe e Lea Tiriba.
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