REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E EDUCAÇÃO FREIREANA: ELEMENTOS PARA UMA PRÁTICA EMANCIPATÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol10.10054Palavras-chave:
Representações sociais; Ensino de Ciências; Educação Freireana.Resumo
Este artigo discute contribuições teórico-metodológicas da Teoria das Representações Sociais (TRS) articuladas aos pressupostos da educação freireana para a construção de práticas pedagógicas críticas no ensino de Ciências. O objetivo foi identificar elementos norteadores que fundamentem ações pedagógicas emancipatórias no ensino de Ciências, a partir da análise de práticas educativas com base na TRS. A pesquisa é de natureza qualitativa, ancorada na Análise Textual Discursiva, e utilizou como corpus cinco artigos selecionados nos anais do ENPEC (2010-2022), que abordavam representações sociais e temáticas científico-tecnológicas e práticas pedagógicas. A análise evidenciou três categorias centrais: (1) as representações sociais como reconhecimento de situações-limites; (2) como chave para (re)pensar tradições no ensino de Ciências; e (3) sua (re)significação para o exercício da práxis docente. Conclui-se que a articulação entre TRS e educação freireana fortalece práticas educativas comprometidas com a criticidade, a justiça social e a transformação da realidade.
Downloads
Referências
AULER, Décio. Interações entre ciência-tecnologia-sociedade no contexto da formação de professores de ciências. Tese de Doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina, 2002.
AULER, Décio; DELIZOICOV, Demétrio. Investigação de temas CTS no contexto do pensamento latino-americano. Linhas Críticas, 21(45), 275-296, 2005.
CALHEIRO, Lisiane Barcellos; DEL PINO, José Claudio. O estudo das representações sociais de estudantes do ensino médio acerca do tema radiação. In: X ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS - X ENPEC Águas de Lindóia, SP - 24 a 27 de Novembro de 2015, p. 1-8.
FONSECA, Carlos Ventura; LOGUERCIO, Rochele de Quadros. Conexões entre química e nutrição no ensino médio: Proposta de produção de material didático com base nas representações sociais dos estudantes. In: X ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS - X ENPEC Águas de Lindóia, SP - 24 a 27 de Novembro de 2015, p. 1 a 12.
FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade (9ª ed.). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
JODELET, Denise. Representações sociais: um domínio em expansão. In D. Jodelet (Org.), Les représentations sociales. Rio de Janeiro: Editora da UERJ. 2001.
López Cerezo, José Antonio . Ciencia, tecnología y sociedad: el estado de la cuestión en Europa y Estados Unidos. Revista Iberoamericana de Educación, 1998, p.18, 41-68.
Lopes, Alice. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: EdUERJ. 1999.
MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. 11ª ed. G. Duveen, Org., Trad. P. Guareschi). Petrópolis: Vozes, 2015.
NASCIMENTO, Simone Caires; SILVA, Alcina Maria Testa Braz da. As representações dos alunos da EJA acerca do tema tecnologias digitais no ensino de ciências. XI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS - XI ENPEC Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC - 3 a 6 de julho de 2017. p. 1-11.
REIS, Lúcia Alves; BELLINI, Marcos. Representações sociais: teoria, procedimentos metodológicos e educação ambiental. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 33(2), 2011, p.149-159.
ROSA, Suiane Ewirling. Educação CTS: contribuições para a constituição de culturas de participação. Tese de Doutorado. Universidade de Brasília, 2019.
ROSSATO, Ricardo. Práxis. In: Dicionário Paulo Freire. STRECK, Danilo. R.; REDIN, Euclides; ZITIKOSKI, Jaime José (Orgs.). 3 ed. Belo Horizonte/: Autêntica Editora, 2017, p. 325-327.
SANTOS, Rosemary Alves dos Santos; AULER, Décio. Práticas educativas CTS: busca de uma participação social para além da avaliação de impactos da Ciência-Tecnologia na Sociedade. Revista Ciência & Educação, 25(2), 2019, p.485-503.
SANTOS, Wildson. Educação científica humanística em uma perspectiva freireana: Resgatando a função do ensino de CTS. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. 2008, p.109-131.
SANTOS, Wildson; AULER, Décio. (Orgs.). CTS e Educação Científica: desafios, tendências e resultados de pesquisa. Brasília: Editora da Universidade de Brasília. 2011.
Strieder, Roseline. Abordagens CTS na educação científica no Brasil: sentidos e perspectivas. Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo, 2012.
VITTORAZZI, Dayvisson Luis; FREITAS, Tiêgo dos Santos; SILVA, Alcina Maria Testa Braz da. A ciência para os alunos do ensino fundamental: uma análise de representações sociais. XIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 27 de setembro a 01 de outubro de 2021. Online.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Flávia Tocci Boeing

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND







