VIOLÊNCIA NA ESCOLA: DESAFIOS E DILEMAS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol10.9990

Palavras-chave:

violência escolar, formação inicial, psicologia da educação

Resumo

A presente pesquisa analisa como a formação inicial tem focalizado a problemática da violência no ambiente escolar. Para isso adotou-se uma abordagem qualitativa exploratória, sendo realizado um grupo de discussão com 14 graduandos dos cursos de Psicologia e Pedagogia e a realização de duas entrevistas semiestruturadas profissionais da educação. Os resultados apontam que, embora os participantes reconheçam a gravidade da violência, ainda há desafios na implementação de ações preventivas e na preparação adequada dos futuros profissionais para a atuação diante de situações de enfrentamento da violência. Destaca-se a necessidade de uma formação mais crítica e reflexiva, que forneça embasamento teórico, técnico e metodológico para promover um ambiente escolar mais seguro e acolhedor. Conclui-se se que a violência tornou-se normalizada, fomentando inação dos profissionais e, que a construção de uma cultura de paz depende do fortalecimento da formação inicial e continuada e da implementação de estratégias eficazes para transformar a convivência escolar.

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Biografia do Autor

  • Rodrigo Toledo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Universidade Municipal de São Caetano do Sul
    Doutor em Educação. Mestre em Educação e Psicólogo Escolar. Docente no campo da Psicologia Escolar e Educacional, Direitos Humanos e Políticas Públicas, na PUC-SP e na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). 
  • Vitoria Prado Ramos, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

    Estudante do 9º semestre do curso de Psicologia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). 

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Publicado

2025-12-23

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