POLÍTICAS EDUCACIONAIS NEOLIBERAIS E SEUS DESDOBRAMENTOS NO PROGRAMA ALFAMAIS GOIÁS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol10.10090

Palavras-chave:

avaliação em larga escala, Banco Mundial, neoliberalismo

Resumo

Este trabalho tem como objeto de estudo o Programa AlfaMais Goiás, elaborado pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC – GO), como política educacional neoliberal. Na medida em que, as recomendações de organismos internacionais têm influenciado não apenas políticas em âmbito nacional, elaboradas pelo Ministério da Educação (MEC), como tem influenciado a elaboração de políticas implementadas por secretarias estaduais e municipais de educação. Para tanto, foi estabelecido como objetivo dessa pesquisa apreender e analisar as repercussões das políticas educacionais neoliberais no Programa AlfaMais Goiás. Assim sendo, através da metodologia utilizada, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e a análise do Programa. A análise revelou a forte influência de organismos internacionais, como o Banco Mundial e a UNESCO, na definição dos rumos das políticas implementadas por secretarias de educação, em especial a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC – GO).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Liliane Barros de Almeida Cardoso, Universidade Estadual de Goiás - UEG

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e docente no curso de Licenciatura em Pedagogia da UEG/Câmpus Central/UnU Jaraguá, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEG/Unu Inhumas. Goiânia, Goiás - Brasil.

  • Vinicius Nogueira Alves Carvalho, Universidade Estadual de Goiás - UEG

    Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), Bolsista Programa de Voluntários de Iniciação Científica (PVIC/UEG), UEG, Campus Central/UnU Jaraguá. Jaraguá, Goiás - Brasil.

Referências

AKKARI, Abdeljalil. Internacionalização das políticas educacionais: transformações e desafios. Petrópolis-RJ: Editora Vozes, 2011.

BANCO MUNDIAL. Aprendizagem para Todos Investir nos Conhecimentos e Competências das Pessoas para Promover o Desenvolvimento. Washington, DC, 2020. Disponível em: World Bank Document. Acesso em: 10 abr. 2024.

CORAGGIO, José Luis. Propostas do Banco Mundial para a educação: sentido oculto ou problemas de concepção?. In: TOMMASI, Livia De. WARDE, Mirian Jorge. HADDAD, Sérgio (orgs.). O Banco Mundial e as políticas educacionais. São Paulo: Cortez Editora, 1996. p. 75-121.

EVANGELISTA, Olinda. SHIROMA, Eneida Oto. Professor: protagonista e obstáculo da reforma. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.33, n.3, p. 531-541, set./dez. 2007.

EVANGELISTA, Olinda. SHIROMA, Eneida Oto. Avaliação e responsabilização pelos resultados: atualizações nas formas de gestão de professores. Perspectiva, Florianópolis, v. 29, n. 1, 127-160, jan./jun. 2011.

FONSECA, Marília. O financiamento do Banco Mundial à educação brasileira: vinte anos de cooperação internacional. In: TOMMASI, Livia de. WARDE, Mirian Jorge. HADDAD, Sérgio (orgs.). O Banco Mundial e as políticas educacionais. São Paulo: Cortez Editora, 1996. p. 229-250.

FISCARELLI, Rosilene Batista de Oliveira. Material didático e prática docente. Revista Ibero-Americana de estudos em educação, v. 2, n. 1, p. 31-39, 2007.

FREITAS, Luiz Carlos de. Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 119, p. 379-404, abr.-jun. 2012.

GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Guia AlfaMias Goiás: Programa em Regime de Colaboração Pela Criança Alfabetizada. Goiás, 2020. Disponível em: GuiaAlfaMais.pdf. Acesso em: 04 jun. 2024.

LIBÂNEO, José Carlos. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 1, p. 13-28, 2012.

LIBÂNEO, José Carlos. FREITAS, Raquel A. Marra da Madeira. A pesquisa: repercussões de políticas educacionais na escola e na sala de aula. In: LIBÂNEO, José Carlos. FREITAS, Raquel A. Marra da Madeira (orgs.). Políticas educacionais neoliberais e escola pública: uma qualidade restrita de educação escolar. 1ª ed. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2018. p. 22-43.

LIBÂNEO, José Carlos. Políticas educacionais neoliberais e escola: uma qualidade de educação restrita e restritiva. In: LIBÂNEO, José Carlos. FREITAS, Raquel A. Marra da Madeira (orgs.). Políticas educacionais neoliberais e escola pública: uma qualidade restrita de educação escolar. 1ª ed. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2018. p. 44-87.

LIBÂNEO, José Carlos. FREITAS, Raquel A. Marra da Madeira. SILVA, Eliane. Políticas educacionais baseadas em resultados e seu impacto na qualidade do ensino: a visão de professores e gestores sobre a reforma educacional no estado de Goiás. In: LIBÂNEO, José Carlos. FREITAS, Raquel A. Marra da Madeira (orgs.). Políticas educacionais neoliberais e escola pública: uma qualidade restrita de educação escolar. 1ª ed. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2018. p. 22-43.

SOARES, Maria Clara Couto. Banco Mundial: políticas e reformas. In: TOMMASI, Livia De. WARDE, Mirian Jorge. HADDAD, Sérgio (orgs.). O Banco Mundial e as políticas educacionais. São Paulo: Cortez Editora, 1996. p.15-38.

SILVA, Simônia Peres da. O processo de implementação das políticas educacionais e repercussões nas formas de gestão da escola e no processo de ensino-aprendizagem: o Pacto pela Educação em Goiás. [Tese] Programa de Pós-Graduação em Educação. Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2014.

SHIROMA, Eneida Oto. Gerencialismo e formação de professores nas agendas das Organizações Multilaterais. Momento-Diálogos em Educação, v. 27, n. 2, p. 88-106, 2018.

TORRES, Rosa María. Melhorar a qualidade da educação básica? As estratégias do Banco Mundial. In: TOMMASI, Livia De. WARDE, Mirian Jorge. HADDAD, Sérgio (orgs.). O Banco Mundial e as políticas educacionais. São Paulo: Cortez Editora, 1996. p. 125-186.

TOMMASI, Livia De. Financiamentos do Banco Mundial no setor educacional brasileiro: os projetos em fase de implementação. In: TOMMASI, Livia De. WARDE, Mirian Jorge. HADDAD, Sérgio (orgs.). O Banco Mundial e as políticas educacionais. São Paulo: Cortez Editora, 1996. p.195-226.

TORRES, Rosa María. Educação para todos: a tarefa por fazer. Porto Alegre, Artmed, 2001.

Downloads

Publicado

2025-12-23