AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA FRENTE ÀS REFORMAS EDUCACIONAIS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol10.10124Palavras-chave:
Representações sociais, Ciencias Humanas, Reforma educacional, BNCC, ensino de História e GeografiaResumo
Este artigo investiga as representações sociais de professores de História e Geografia diante das recentes reformas educacionais no Brasil. Fundamentado na Teoria das Representações Sociais (TRS) de Moscovici (1978) e na abordagem interpretativa processual difundida por Jodelet (1989), o estudo analisa como os docentes percebem as mudanças curriculares e suas implicações no ensino das Ciências Humanas. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com a aplicação de questionários, cartas projetivas e entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam para uma percepção de marginalização das Ciências Humanas no novo modelo curricular, além de desafios relacionados à autonomia docente e à burocratização das práticas pedagógicas. A análise detalha os impactos dessas reformas e discute como as políticas educacionais, longe de serem neutras, são moldadas por interesses econômicos e políticos.
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