REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DA MULTIRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol10.10008

Palavras-chave:

Educação Física, Escola, Prática educativa, Análise retórica, Educação, Representações Sociais

Resumo

Este artigo analisa as representações sociais da Educação Física no site da MultiRio, empresa de multimeios, que oferece orientações pedagógicas para escolas municipais do Rio de Janeiro. A partir da premissa do Conselho Federal de Educação Física, que concebe a Educação Física como integradora dos alunos na cultura corporal do movimento, o estudo investigou como as orientações curriculares traduzem essas ideias. O estudo está fundamentado na Teoria das Representações Sociais, pois investiga crenças, valores e atitudes que orientam as práticas a respeito do objeto de estudo. Por meio de uma abordagem retórica do corpus discursivo, são analisados vídeos, textos e documentos pedagógicos. Os resultados apontam uma hierarquia entre disciplinas escolares que contradiz o conceito de formação integral, embora a Educação Física seja destacada como promotora de aprendizagens significativas dos estudantes. Essa contradição também se reflete nos conteúdos de orientação pedagógica.

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Biografia do Autor

  • Michelle Campos da Silva, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá - PPGE-UNESA

    Formação em Educação Física. Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá - UNESA

  • Felipe da Silva Triani, UERJ / FAETEC / UNESA

    Formação em Educação Física. Doutorado em Ciências do Exercício e do Esporte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESA e no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte da UERJ.

  • Maria Inmaculada Chao Cabanas, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá - PPGE-UNESA

    Doutorado em Educação pela Universidade Estácio de Sá - UNESA. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESA.

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Publicado

2025-12-23

Edição

Seção

DOSSIÊ REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E EDUCAÇÃO

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