REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DA MULTIRIO
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol10.10008Palavras-chave:
Educação Física, Escola, Prática educativa, Análise retórica, Educação, Representações SociaisResumo
Este artigo analisa as representações sociais da Educação Física no site da MultiRio, empresa de multimeios, que oferece orientações pedagógicas para escolas municipais do Rio de Janeiro. A partir da premissa do Conselho Federal de Educação Física, que concebe a Educação Física como integradora dos alunos na cultura corporal do movimento, o estudo investigou como as orientações curriculares traduzem essas ideias. O estudo está fundamentado na Teoria das Representações Sociais, pois investiga crenças, valores e atitudes que orientam as práticas a respeito do objeto de estudo. Por meio de uma abordagem retórica do corpus discursivo, são analisados vídeos, textos e documentos pedagógicos. Os resultados apontam uma hierarquia entre disciplinas escolares que contradiz o conceito de formação integral, embora a Educação Física seja destacada como promotora de aprendizagens significativas dos estudantes. Essa contradição também se reflete nos conteúdos de orientação pedagógica.
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