REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: ESTADO DO CONHECIMENTO, VOZES E DESAFIOS PARA O PERTENCIMENTO COLETIVO
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol10.10119Palavras-chave:
educação profissional e tecnológica, representações sociais, estado do conhecimentoResumo
A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil busca integrar formação humana e preparo para o trabalho, mas ainda enfrenta desafios para ser plenamente compreendida pela sociedade. Este estudo investigou como o conhecimento científico sobre a EPT vem sendo produzido a partir da Teoria das Representações Sociais, mapeando pesquisas desenvolvidas entre 2010 e 2025 em bases acadêmicas nacionais. A análise reuniu 27 trabalhos e revelou avanços na compreensão das experiências de estudantes e professores, mas também mostrou lacunas, especialmente quanto à participação de famílias e comunidades na construção de sentidos sobre os Institutos Federais. Esses resultados indicam a importância de fortalecer o diálogo entre escola e sociedade, ampliando a escuta e a visibilidade das vozes que vivenciam a EPT. O estudo conclui que conhecer essas representações é essencial para consolidar uma educação pública democrática, crítica e emancipadora.
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