METODOLOGIAS ATIVAS NO CONTEXTO AMAZÔNICO: UM OLHAR SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol10.9907

Palavras-chave:

Formação de Professores, Ensino de Matemática, Contexto amazônico

Resumo

O artigo aborda sobre práticas docentes em matemática que utilizam metodologias ativas para promover a aprendizagem em uma escola ribeirinha na região amazônica. O objetivo foi compreender as percepções e práticas de professores do Ensino Fundamental quanto ao uso de metodologias ativas no ensino da matemática em uma escola ribeirinha no município de Iranduba – AM. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva, com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, foram aplicadas a observação participante e a aplicação de questionário. A análise de dados foi realizada por meio da análise de conteúdo. Como resultado, o estudo oferece uma análise subjetiva da compreensão dos professores sobre o uso de metodologias ativas em suas práticas pedagógicas, desenvolvidas no contexto amazônico. Além disso, apresenta um panorama da educação ribeirinha, evidenciando as particularidades dessa comunidade.

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Biografia do Autor

  • Simone da Silva Miranda, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

    Mestra em Educação em Ciência na Amazônia do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências na Amazônia (PPGEEC) da Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Amazonas - Brasil.

  • Whasgthon Aguiar de Almeida, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

    Doutor em Educação em Ciência e Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT/REAMEC. professor Adjunto da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Amazonas - Brasil.

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Publicado

2025-12-24