REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E AS CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS DE LICENCIANDOS EM FÍSICA: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol10.9984

Palavras-chave:

formação de professores, conceitos e representação social, epistemologia científica

Resumo

O presente estudo investiga as Representações Sociais (RS) e as concepções epistemológicas de licenciandos em Física em formação, focando em suas concepções sobre a ciência. O objetivo é analisar quais são as RS dos futuros docentes em relação às concepções da epistemologia da ciência, visando contribuir para a formação de professores com uma compreensão crítica e reflexiva. A metodologia, de natureza qualitativa, utilizou entrevistas em grupos focais em uma instituição pública do Paraná. Os dados foram analisados por meio da Teoria das Representações Sociais. Os resultados indicam que, ao longo da formação, os licenciandos desenvolvem uma visão mais crítica sobre a relação entre ciência e sociedade, o que pode influenciar positivamente suas práticas pedagógicas. Conclui-se que a reflexão sobre essas representações e concepções é relevante para a formação de docentes mais preparados para os desafios do ensino de Física.

 

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Biografia do Autor

  • MARILHA APARECIDA CRUZ CUNHA, Universidade Estadual de Maringá

    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PCM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), pesquisadora na linha de Representações Sociais e Formação de Professores em Ciências. 

  • Adriano José Ortiz, Instituto Federal do Paraná

    Professor  de Física no IFPR-campus Ivaiporã, atuando no Ensino técnico integrado e superior. Doutorando em Educação para a Ciência na Universidade Estadual de Maringá. 

  • Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, Universidade Estadual de Maringá

    Doutor em Ciências pela UEM e Pós-doutor em Educação em Ciências pela Universidade do Minho - UMinho/Portugal. Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo – USP. É professor do Departamento de Biologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática e do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB, da UEM.

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Publicado

2025-12-24

Edição

Seção

DOSSIÊ REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E EDUCAÇÃO