Governo eletrônico na gestão municipal: avaliação dos serviços eletrônicos da prefeitura de São José dos Pinhais (PR)

Autores

  • Marcio Takeo Funai PUCPR
  • Denis Alcides Rezende PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol27n80.1065

Resumo

O governo eletrônico possibilita a ampliação dos serviços públicos das prefeituras e estabelecimento de um novo padrão de relacionamento do cidadão com a prefeitura. O objetivo deste artigo é avaliar os serviços de governo eletrônico oferecidos pelas prefeituras e suas considerações no planejamento municipal, com método da pesquisa de estudo de caso único na prefeitura de São José dos Pinhais (PR) que apresentou as características de caso decisivo e longitudinal. Como resultado, verificou-se que a prefeitura tem ciência de que o governo eletrônico pode possibilitar agilidade com custos reduzidos e efetividade na entrega dos serviços públicos, mas, ainda carece de avanços em seus processos de trabalho, desenvolvimento tecnológico, integração horizontal e vertical; na definição estratégica de serviços públicos e de governo eletrônico; e no apoio formal e explícito do prefeito, refletido nos instrumentos de gestão.

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Biografia do Autor

Marcio Takeo Funai, PUCPR

Mestre em Gestão Urbana (PUCPR), especialização em Análise de Sistemas (FAAP) e graduado em Ciências Econômicas (FACESP/FECAP). Professor universitário (Estação Business School e Esic Business&Marketing School) e prestador de serviços em gestão organizacional, marketing e em tecnologia da informação.

Denis Alcides Rezende, PUCPR

Pós-doutor em Administração (FEA/USP), doutor em Alinhamento do Planejamento Estratégico da Tecnologia da Informação ao Planejamento Empresarial (EPS/UFSC), mestre em Informática (UFPR), com especialização em Magistério Superior (UTP/PR), graduado em Administração de Empresas (FADEPS/PR) e em Processamento de Dados (FACET-UTT/PR). Professor e pesquisador da PUCPR, nos Programas de Doutorado em Gestão Urbana e em Administração.

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Publicado

16-09-2011