Divulgação das Compras Públicas de Alimentos para a Merenda Escolar em Municípios Catarinenses

Autores

  • Laura Letsch Soares UFSC
  • Ernesto Fernando Rodrigues Vicente PPGC/UFSC

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol27n80.1079

Resumo

Compras públicas com suporte de processamento de dados são uma aplicação de governo eletrônico ou e-administração importante. O pregão eletrônico, além de agilizar as compras, facilita a divulgação das etapas das licitações, conferindo maior transparência á gestão. Este estudo descritivo objetiva identificar como vêm sendo divulgadas ao público, com o uso das TIC´s, as aquisições de alimentos do Pnae. Ele se justifica pela materialidade dos recursos financeiros envolvidos e pela relevância social do Programa. A amostra pesquisada foi definida em função das matrículas no ensino fundamental do censo escolar de 2009, registradas no INEP. Nos resultados utiliza-se a abordagem qualitativa. Eles revelam que há municípios que ainda não dispõem de websites institucionais, não utilizam a homepage do TCU para divulgar as compras e não utilizam pregão eletrônico. Conclui-se, que a internet não vem sendo utilizada para promover accoutability dos processos de compras à sociedade, especialmente no âmbito do Pnae.

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Biografia do Autor

Laura Letsch Soares, UFSC

Mestranda em Contabilidade

PPGC - UFSC

Ernesto Fernando Rodrigues Vicente, PPGC/UFSC

Professor Adjunto de Pós Graduação em Contabilidade/UFSC Doutor em Contabilidade - USP

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Publicado

16-09-2011