Inovação no Transporte Público: a Implantação da Bilhetagem Eletrônica na Região Metropolitana de Porto Alegre

Autores

  • Rafael Mendes Lübeck PPGA/UFSM
  • Milton Luiz Wittmann PPGA/UFSM
  • Luciana Flores Battistella PPGA/UFSM
  • Marcia Santos da Silva PPGA/UFSM

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol28n82.1186

Resumo

Resumo: Considerando-se o aumento da complexidade no cenário competitivo, a palavra-chave da era pós-industrial é inovação que, para ser alcançada, exige novas estratégias, capacidades e competências. Diante deste cenário, o presente estudo compreendeu a análise das melhorias obtidas com a implementação do sistema de bilhetagem na Região Metropolitana de Porto Alegre no intuito de verificar se as melhorias proporcionadas pela bilhetagem eletrônica possuem características que a definam como uma inovação. Foram coletados dados de natureza qualitativa por entrevistas e análise documental, referentes a fatores circunstanciados em processos eletrônicos de controle de passagens de transporte coletivo urbano nas cidades abrangidas pela pesquisa. A pesquisa baseou-se no modelo teórico sobre inovação de forma a nortear as atividades de investigação descritas. Constatou-se que os efeitos característicos de uma inovação estão em consonância com os resultados da bilhetagem nos casos analisados, fazendo deste sistema uma forma de se alcançar à inovação. Seguindo os preceitos escolhidos para este trabalho, é pertinente reforçar que foram considerados inovadores os efeitos causados pela bilhetagem e não o sistema em si, pois a bilhetagem é um meio para se alcançar a inovação e não uma inovação per se.

Palavras-chave: inovação em serviços;bilhetagem eletrônica; transporte público.

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Biografia do Autor

Rafael Mendes Lübeck, PPGA/UFSM

Mestre em Administração pela UFSM e graduado em Marketing pelas Faculdades Senac-RS. Atualmente é professor/pesquisador na Faculdades Senac Porto Alegre trabalhando com temas sobre comportamento do consumidor, marketing e inovação. Atua também como professor de graduação e pós-graduação na área de Administração e de Marketing nas Faculdades Senac Porto Alegre. Realizou atividades na ReA - Revista de Administração da UFSM - na função de Editor adjunto. Atuou nas áreas de Marketing e vendas nos setores de serviços e varejo por mais de 15 anos, período no qual ocupou cargos de analista de marketing e gerente.

Milton Luiz Wittmann, PPGA/UFSM

Doutor em Administração pela USP - Universidade Estadula de São Paulo (1996). É docente em Administração desde 1981 e lider de grupo pesquisa: Competitividade, Estratégia e Arranjos Organizacionais, com ênfase em estratégia e inovação, redes de empresas e desenvolvimento regional. criou o mestrado acadêmico em Administração (UFSM) e foi seu primeiro Coordenador (2003). Foi coordenador de mestrado interinstitucional em Administração (1998-2000). Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal de Santa Maria atuando em Docência, Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão e coordenação do curso de Especialização em Gestão Pública/EaD e é avaliador desde 1996 do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais. Possui projeto de pesquisa com recursos do CNPq.

Luciana Flores Battistella, PPGA/UFSM

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Desde 1996, é professora do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria. Atua como Coordenadora de Tutoria no Curso de Gestão Pública e Presidente da Comissão Setorial de Avaliação Institucional do Centro de Ciências Sociais e Humanas da UFSM. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando nos seguintes temas: marketing e estratégia, comportamento do consumidor, inovação e sustentabilidade.

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Publicado

16-05-2012

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