REGIME ADUANEIRO DO DRAWBACK EM EMPRESAS DE BENS DE CAPITAL
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol27n80.1264Resumo
Este estudo teve como objetivo comparar entre empresas de bens de capital de micro e pequeno porte (MPEs), e médio e grande porte (MGEs), quanto ao uso do regime aduaneiro do Drawback. Para tanto, utilizou-se para a coleta de dados, questionário semi-estruturado composto de 23 assertivas relacionadas à fatores de vantagens (ou benefícios) e de gestão do drawback. A amostra composta por 29 MPEs e 69 MGEs, tratadas pela estatística descritiva e não paramétrica do Qui-Quadrado (c2) revelaram, a influencia do porte das empresas em 30,4% do total das assertivas. Por conta desse resultado pode-se concluir, que os benefícios advindos da utilização do regime aduaneiro do drawback, são percebidos de maneira diferenciada pelos gestores das MPEs e MGEs.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).