A Flexibilidade Organizacional como Fator Estratégico para a Obtenção de Vantagem Competitiva: um Estudo nas Pequenas Indústrias Metalúrgicas da Região de Osasco-SP
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol27n80.1267Resumo
O objetivo da pesquisa foi investigar se a flexibilidade organizacional pode fornecer competitividade às micro e pequenas empresas (MPEs), em especial as pequenas indústrias metalúrgicas, gerando assim uma vantagem competitiva. Foi utilizado como instrumento de pesquisa um questionário com escala de concordância tipo likert, compreendendo o modelo organizacional flexível, composto pelos fatores: organização do trabalho; gestão de pessoas e processo decisório; e foco no cliente, desenvolvido por Mendes (2002). A pesquisa se caracteriza de natureza exploratória, cujos métodos utilizados são o qualitativo e o quantitativo na avaliação do modelo utilizado. Os resultados foram analisados com a aplicação de estatística não-paramétrica pela análise das medianas e comparação de dados. Obtendo como resultado a concordância com o modelo organizacional flexível e a competitividade demonstrada pela longevidade encontrada na amostra pesquisada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).