Clima e Cultura Organizacional em uma Organização Pública
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol27n81.1279Resumo
Este artigo analisa o clima organizacional, as características da cultura organizacional e os níveis de satisfação dos funcionários em uma organização pública federal. A pesquisa tem caráter exploratório e descritivo. Utilizou-se questionário baseado na medição de cultura de Bruno & Sousa (2006) e de Siqueira (2008), relacionado à satisfação no trabalho. A pesquisa atingiu 100% dos colaboradores ativos na instituição, um grupo constituído por quatro colaboradores efetivos e 20 temporários. Os resultados levaram à conclusão de que a instituição é um bom lugar para trabalhar, sendo a amizade um dos fatores que fazem as pessoas mais satisfeitas com o trabalho. O capital intelectual é jovem e de fácil adaptação. O fator que mais diminui o nível de satisfação dos funcionários é a falta de possibilidades de promoção. O trabalho é exercido com liberdade de ação e autonomia, sem grande dependência dos líderes, o grupo é priorizado, o líder não é considerado mais importante que a empresa.
Palavras-chave: clima; cultura; satisfação no trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Patrícia de Paula, Silvio Roberto Stefano, Sandra Mara de Andrade, Marcia Aparecida Zampier (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).