Correlação entre Clima Organizacional e Inovação: importância do gerenciamento de variáveis que influenciam o ambiente inovativo de uma universidade pública federal
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol27n81.1374Resumo
As universidades possuem papel decisivo na geração de tecnologias que propiciam a melhoria de processos e produtos, os quais, como consequência, contribuem para a qualidade de vida da sociedade. Ao considerar a relevância da universidade nesse sentido, o presente trabalho procura analisar fatores do clima organizacional que influenciam a esfera inovativa, na visão dos docentes que atuam no Campus Universitário de Gurupi/UFT, por meio de aplicação de questionário. A pesquisa objetiva demonstrar a importância do gerenciamento destas variáveis a fim de se criar ou manter um clima permanente de renovação e inovação. Concluiu-se que o ambiente predisposto à inovação do Campus de Gurupi não pode ser classificado como prejudicado, devendo ter melhorias no sentido de serem gerenciados com mais foco e cuidado os recursos humanos e materiais, que são indispensáveis à inovação, como também é preciso suplantar a falta de unidade com o intuito de se efetivar a cooperação entre setores.
Palavras-chave: clima organizacional; ambiente inovativo; universidade pública federal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Rosana Augusta de Oliveira, Moacir José dos Santos, Marilsa de Sá Rodrigues Tadeucci (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).