A Gestão dos Recursos Hídricos em MG e a Situação da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba

Autores

  • Fernanda Matos
  • Reinaldo Dias

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol28n83.1375

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexão, a partir de uma revisão bibliográfica, sobre a gestão dos recursos hídricos no Estado de Minas Gerais e sua Política Estadual de Recursos Hídricos. O trabalho fornece ainda uma visão geral sobre o Sistema de Gerenciamento dos Recursos Hídricos do Estado e da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba. Também apresenta uma análise dos questionários direcionados aos gestores dos 48 municípios pertencentes a bacia. Neste, evidencia-se que 52% dos representantes informaram que há conflitos ou problemas entre os usuários de água na região da bacia; além da freqüência elevada de diversos processos ambientais que contribuem para a má qualidade da água, em vários pontos da bacia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Matos

Administradora, Pós-graduada em  Gestão Estratégica de Marketing e Mestre em Turismo e Meio Ambiente pelo Centro Universitário UNA. Professora e Pesquisadora. Autora de livros de Administração pelas editoras: Atlas e Alínea.

Reinaldo Dias

Sociólogo pela UNICAMP. Mestre em Ciência Política e Doutor em Ciências Sociais pela mesma universidade (Unicamp). É professor do Mestrado em Turismo e Meio Ambiente do Centro Universitário UNA/MG e do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie(UPM)/SP . Temas de atuação preferenciais: turismo, política pública, ciência política, meio ambiente, administração e comércio exterior. Autor de vários livros nas áreas de Sociologia, Ciência Política, Meio Ambiente e Turismo pelas editoras: Atlas, Pearson Prentice Hall e Saraiva entre outras

Downloads

Publicado

07-09-2012