SISTEMA COOPERATIVO DE CRÉDITO SICREDI: Um Estudo da Eficiencia das Cooperativas do Paraná

Autores

  • Marcelo André Dambros Banco Cooperativo Sicredi
  • Jandir Ferrera de Lima UNIOESTE
  • Adelson Martins Figueiredo Universidade Federal de Sao Carlos

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol25n74.141

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar os níveis de eficiência das cooperativas de crédito do Sistema Sicredi no Estado do Paraná, para os anos de 2005 e 2006, tanto no que se refere à eficiência na aplicação de crédito, como na rentabilidade econômica e liquidez. Os resultados obtidos através da análise fatorial mostram, através do índice de eficiência econômica de crédito, que as cooperativas com melhores desempenhos foram também aquelas que apresentaram resultados mais equilibrados, conciliando elevados volumes de crédito, com captação de recursos de maneira dinâmica e custos pormenorizados.

Palavras-chave: crédito cooperativo, economia paranaense, desenvolvimento regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo André Dambros, Banco Cooperativo Sicredi

Bacharel em Ciencias Economicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)/campus de Toledo. Escriturario do Banco Cooperativo Sicredi.

Jandir Ferrera de Lima, UNIOESTE

Ph.D. Desenvolvimento Regionale pela Université du Québec/Canada. Professor adjunto do Programa de Pos Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegocio da Universidade Estadual do Oeste do Parana (UNIOESTE)/Campus de Toledo. Pesquisador do CNPQ e do GEPEC.

Adelson Martins Figueiredo, Universidade Federal de Sao Carlos

Professor adjunto da Faculdade de Ciencias Economicas da Universidade Federal de Sao Carlos (UFSCar).

Downloads

Publicado

2009-10-17

Como Citar

Dambros, M. A., de Lima, J. F., & Figueiredo, A. M. (2009). SISTEMA COOPERATIVO DE CRÉDITO SICREDI: Um Estudo da Eficiencia das Cooperativas do Paraná. Gestão & Regionalidade, 25(74). https://doi.org/10.13037/gr.vol25n74.141