Relação Entre Rivalidade e Preços, e Suas Implicações para a Estratégia Competitiva

Autores

  • Kavita Miadaira Hamza Universidade Presbiteriana Mackenzie Faculdades ALFA
  • André Bueno Saab FEA-USP
  • Lino Nogueira Rodrigues Filho FEA-USP

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol28n83.1449

Resumo

Este artigo trata da análise de rivalidade, e tem como objetivo identificar correlações existentes entre esta e a determinação de preços, e seu impacto para a formulação de estratégias. A revisão teórica é sobre Estruturas de mercado; Índices de concentração de mercado; Aspectos que influenciam a formação de preços; e Estratégias competitivas. Em seguida, relatam-se as análises dos dados de uma pesquisa quantitativa descritiva, realizada com amostras probabilísticas aleatórias de um universo de 15 mil lojas nas cinco regiões brasileiras. Os dados não apresentaram distribuição normal, e foram analisados com estatísticas não-paramétricas: coeficientes de correlação Ró e Tau. A análise dos dados confirma a existência de uma forte relação inversa entre o nível de rivalidade e os preços praticados. São ainda apresentadas as implicações para a formulação de estratégias competitivas, em especial as implicações para a política de preços das empresas, assim como para a análise de atratividade de mercados.

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Biografia do Autor

Kavita Miadaira Hamza, Universidade Presbiteriana Mackenzie Faculdades ALFA

Doutora em Administração pela FEA-USP

Professora do programa de pós-graduação (lato sensu) da Universidade Presbiteriana Mackenzie e do programa de pós-graduação (stricto sensu) das Faculdades ALFA.

André Bueno Saab, FEA-USP

Graduado em Administração pela FEA-USP e MBA em Marketing Empresarial pela FIA.

Lino Nogueira Rodrigues Filho, FEA-USP

Doutor em Administração pela FEA-USP

Professor Doutor da FEA-USP

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Publicado

07-09-2012