Relação Entre Rivalidade e Preços, e Suas Implicações para a Estratégia Competitiva

Kavita Miadaira Hamza, André Bueno Saab, Lino Nogueira Rodrigues Filho

Resumo


Este artigo trata da análise de rivalidade, e tem como objetivo identificar correlações existentes entre esta e a determinação de preços, e seu impacto para a formulação de estratégias. A revisão teórica é sobre Estruturas de mercado; Índices de concentração de mercado; Aspectos que influenciam a formação de preços; e Estratégias competitivas. Em seguida, relatam-se as análises dos dados de uma pesquisa quantitativa descritiva, realizada com amostras probabilísticas aleatórias de um universo de 15 mil lojas nas cinco regiões brasileiras. Os dados não apresentaram distribuição normal, e foram analisados com estatísticas não-paramétricas: coeficientes de correlação Ró e Tau. A análise dos dados confirma a existência de uma forte relação inversa entre o nível de rivalidade e os preços praticados. São ainda apresentadas as implicações para a formulação de estratégias competitivas, em especial as implicações para a política de preços das empresas, assim como para a análise de atratividade de mercados.


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DOI: https://doi.org/10.13037/gr.vol28n83.1449

 

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