Estratégia Híbrida e Oligopólios: Um Estudo da Indústria do Alumínio

Autores

  • Cláudio Alberto de Moraes UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
  • Luciano Augusto Toledo UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol29n86.1608

Resumo

O estudo investigou as atividades de Estratégia Híbrida no oligopólio da produção de alumínio no Brasil. A pesquisa envolveu cinco produtores de alumínio com expressiva atuação no mercado. Por meio de análise fatorial identificou-se o perfil das estratégias genéricas das empresas, destacando-se as estratégias híbridas, Puras de diferenciação, diferenciação com foco e de liderança de custos. As principais ações de Estratégia Híbrida também foram identificadas e hierarquizadas, junto a três dos cinco produtores. Finalmente, é de surpreender o fato de apenas uma empresa (Alfa) estar praticando a estratégia pura de liderança de custo

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Biografia do Autor

Cláudio Alberto de Moraes, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Doutor em administração e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Luciano Augusto Toledo, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Doutor em administração e professor adjunto da Universidade Presbiteriana Mackenzie

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Publicado

2013-10-10

Como Citar

de Moraes, C. A., & Toledo, L. A. (2013). Estratégia Híbrida e Oligopólios: Um Estudo da Indústria do Alumínio. Gestão & Regionalidade, 29(86). https://doi.org/10.13037/gr.vol29n86.1608