Análise de fluxo informacional de uma empresa do ramo alimentício de Rio Grande do Norte
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol29n86.1779Resumo
O artigo tem como objetivo verificar a possibilidade de incrementar melhorias no fluxo informacional entre os setores comercial e de planejamento e controle da produção de uma empresa do ramo alimentício do Rio Grande do Norte para atendimento às demandas. O método de pesquisa foi baseado em pesquisas bibliográficas e descritivas, onde foram realizadas pesquisas, entrevistas e observações. Como resultados alcançados, propõe-se a adoção de “relatórios de cortes” a fim de atingir-se o atendimento da demanda disponível e otimizar o fluxo informacional entre os setores de PCP e comercial. Como resultados, percebe-se que através das melhorias propostas, os setores de PCP e vendas podem apresentar melhorias em termos de competitividade, qualidade e reciprocidade das decisões tomadas e implementadas, nos processos internos, nivelando as vendas de forma a atender a demanda oferecida. A pesquisa conclui que as organizações precisam gerir as informações de modo eficiente e eficaz, já que este é um insumo indispensável à sua sobrevivência. Assim precisam se preocupar com os processos de busca, produção, tratamento, armazenamento e disseminação das informações.
Palavras-chaves: Fluxo informacional; Processo; Demanda; Capacidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).