A Maturidade Inovadora das Empresas da Rede de Pedras Preciosas de Ametista do Sul
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol29n85.1794Resumo
Este trabalho se propõe a analisar a maturidade inovadora de microempresas do setor de mineração de Ametista do Sul. Para tanto, foi utilizada uma metodologia baseada em 12 dimensões da inovação descritas por Mohanbir Sawhney, da Kellongg School of Management (EUA), que permite avaliar o grau de maturidade inovadora das organizações de pequeno porte.. Para a medição objetiva do grau de inovação, foram analisadas escalas clássicas, reduzidas a três situações, para classificar as empresas em “pouco ou nada inovadoras”, “inovadoras ocasionais” e “inovadoras sistêmicas”. Para o desenvolvimento da metodologia foi feita uma pesquisa bibliográfica, cobrindo os conceitos da inovação, do processo de inovação e dos mecanismos em uso para a sua avaliação e abordagem qualitativa. Os resultados evidenciaram que as empresas em relação à oferta de novos produtos, lançaram novos produtos nos últimos três anos. Quanto a sua plataforma por utilizar somente a pedra como matéria-prima os produtos finais tem pouca variação. Nota-se uma pequena mudança dessas empresas trabalharem em redes de cooperação. Concluiu-se através da metodologia proposta, que as empresas pesquisadas podem ser classificadas com “inovativas ocasionais”.Downloads
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Publicado
2013-05-03
Como Citar
Barbieri da Rosa, L. A., Kneipp, J. M., Bichueti, R. S., Gomes, C. M., Cesaro, O. A., & Ortigara, M. R. (2013). A Maturidade Inovadora das Empresas da Rede de Pedras Preciosas de Ametista do Sul. Gestão & Regionalidade, 29(85). https://doi.org/10.13037/gr.vol29n85.1794
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Seção
Artigos
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