Tocantins: O Crescimento e o Desenvolvimento Econômico Regional com a Criação do Novo Estado

Autores

  • Cejana Marques Borges Professora do Centro Universitário UnirG. Comunicação Organizacional e Política e Teoria Geral da Administração nos cursos de graduação em Administração e Ciências Contábeis
  • Moacir José Santos Docente Pesquisador do Programa de Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté.
  • Edson Trajano Vieira Docente Pesquisador do Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional Universidade de Taubaté - UNITAU.

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol29n85.1836

Resumo

O presente artigo tem como objetivo verificar se a criação do estado do Tocantins promoveu o crescimento econômico associado ao desenvolvimento econômico regional. A criação do Tocantins provocou a intensificação do recorrente debate sobre a criação de novas unidades federativas. A metodologia aplicada para investigar a correlação entre a criação de uma nova unidade federativa e o desenvolvimento econômico fundamentou-se na análise dos dados captados mediante a construção de séries históricas tendo como índices e indicadores pertinentes aos estados limítrofes: Pará, Mato Grosso, Goiás, Maranhão, Piauí e Bahia. Observa-se que o Tocantins apresentou dados econômicos e sociais melhores em comparação ao antigo norte goiano e aos estados limítrofes. Portanto, a nova divisão territorial realizada foi positiva por resultar em crescimento econômico, de renda per capita e a melhoria nos indicadores de desenvolvimento que compõe o IDH e IFDM em comparação ao antigo norte goiano que originou o estado do Tocantins.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cejana Marques Borges, Professora do Centro Universitário UnirG. Comunicação Organizacional e Política e Teoria Geral da Administração nos cursos de graduação em Administração e Ciências Contábeis

Administradora,
Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional e Professora do Centro Universitário UnirG.

Moacir José Santos, Docente Pesquisador do Programa de Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté.

Historiador, Doutor em História (UNESP) e docente pesquisador do Programa de Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté - UNITAU.

Edson Trajano Vieira, Docente Pesquisador do Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional Universidade de Taubaté - UNITAU.

Economista, Doutor em História Econômica (USP) e Docente Pesquisador do Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté - UNITAU.

Downloads

Publicado

2013-05-03

Como Citar

Borges, C. M., Santos, M. J., & Vieira, E. T. (2013). Tocantins: O Crescimento e o Desenvolvimento Econômico Regional com a Criação do Novo Estado. Gestão & Regionalidade, 29(85). https://doi.org/10.13037/gr.vol29n85.1836