Tocantins: O Crescimento e o Desenvolvimento Econômico Regional com a Criação do Novo Estado
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol29n85.1836Resumo
O presente artigo tem como objetivo verificar se a criação do estado do Tocantins promoveu o crescimento econômico associado ao desenvolvimento econômico regional. A criação do Tocantins provocou a intensificação do recorrente debate sobre a criação de novas unidades federativas. A metodologia aplicada para investigar a correlação entre a criação de uma nova unidade federativa e o desenvolvimento econômico fundamentou-se na análise dos dados captados mediante a construção de séries históricas tendo como índices e indicadores pertinentes aos estados limítrofes: Pará, Mato Grosso, Goiás, Maranhão, Piauí e Bahia. Observa-se que o Tocantins apresentou dados econômicos e sociais melhores em comparação ao antigo norte goiano e aos estados limítrofes. Portanto, a nova divisão territorial realizada foi positiva por resultar em crescimento econômico, de renda per capita e a melhoria nos indicadores de desenvolvimento que compõe o IDH e IFDM em comparação ao antigo norte goiano que originou o estado do Tocantins.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).