Marketing e a Estratégia Usada na Produção Arquitetônica: Uma Crítica à Produção Imobiliária de Edifícios na Cidade de Santos a Partir de 2005
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol25n75.185Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise crítica da produção imobiliária de edifícios na cidade de Santos, a partir de 2005. Observou-se que o marketing imobiliário atua desfavoravelmente como agente de despersonalização das cidades, contribuindo de maneira negativa para a formação cultural do indivíduo e sua relação com o meio em que vive, por retratar uma distorção de valores influenciada pelas táticas adotadas. O presente estudo, portanto, visa a reunir conhecimentos gerais de arquitetura e marketing, estudar a relação das disciplinas e de sua aplicabilidade ao mercado imobiliário, assim como analisar a qualidade do “produto imobiliário”. O método inicialmente utilizado foi o exploratório, baseado em revisão bibliográfica, seguido de um estudo de caso único da cidade de Santos e finalizado por uma pesquisa descritiva e documental sobre os empreendimentos imobiliários na cidade. Foi percebido que o mercado imobiliário oferece o que é conscientemente almejado pelo grupo social em questão, evocando imagens sobre valores associados a padrões de comportamento e signos identificáveis com determinada classe social, sugerindo uma atmosfera de conforto, segurança, estabilidade, tradição e riqueza, e assim garantindo a diferenciação social, ainda que os atributos não estejam materializados na forma da edificação.
Palavras-chave: marketing imobiliário, produto imobiliário, produção arquitetônica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).