ESTRUTUTAS DE GOVERNANÇA NO SETOR DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS: O CASO DOS PORTOS SECOS NO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Mauro Barcellos Sopeña Universidade Federal do Pampa
  • Felipe Almeida Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol30n89.1912

Resumo

Este artigo tem como objetivo evidenciar as diferentes estruturas de governança determinadas pela presença dos custos de transação no setor de transporte rodoviário de cargas em dois importantes portos secos gaúchos, situados nos municípios de Uruguaiana e Santana do Livramento. Para tanto, o artigo analisa as diferentes estruturas de governança assumidas pelos agentes econômicos, tomando como base de investigação dados sobre a especificidade de ativos envolvidos nas transações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauro Barcellos Sopeña, Universidade Federal do Pampa

Mauro Barcellos Sopeña possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Pelotas (1995). Mestrado (ANPEC/95) em Planejamento do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará (1997). Professor Assistente da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Áreas de interesse: Nova Economia Institucional e Economia Rural

Felipe Almeida, Universidade Federal do Pampa

Felipe Almeida possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (2007) e doutorado em Desenvolvimento Econômico também pela Universidade Federal do Paraná (2010). Foi aluno visitante na Universidade de Groningen (Holanda) durante dois semestres do seu curso doutorado. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento & Economia da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Institucional e Evolucionária, atuando principalmente nos seguintes temas: consumo, aprendizado coletivo e psicologia econômica.

Downloads

Publicado

26-09-2014