Ecologia Organizacional e Teoria de Redes: uma Análise Contemporânea da Formação de APL’s

Autores

  • Glessia Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Florence Heber Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol30n88.1983

Resumo

Embora pouco difundida no Brasil, a teoria da ecologia organizacional apresenta importantes considerações acerca da forma como as organizações se comportam perante as mudanças provocadas no ambiente ao qual estão inseridas, permitindo analisar não só a atuação conjunta das organizações, como também o modo como essas respondem às transformações. A teoria de redes, por sua vez, baseia-se nas relações existentes entre grupos de organizações ou indivíduos, como uma maneira de gerar força competitiva por meio das interações que neles ocorrem. Ambas as perspectivas teóricas permitem estudar o caráter competitivo e evolutivo conferido às organizações que escolhem formar parcerias, como os Arranjos Produtivos Locais (APL’s), haja vista terem como objeto de estudo a ação grupal no lugar da análise individual. Por conseguinte, o presente artigo teórico confronta as duas teorias, ecologia organizacional e de redes, sob o contexto dos APL’s, expondo a complementaridade entre elas existente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glessia Silva, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Sergipe (2011). Mestranda em Administração pela mesma instituição, na linha de pesquisa Inovação e Tecnologia. Bolsista CAPES. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Processos Gerenciais. Tem interesse de pesquisa em: inovação, inovação aberta, micro e pequenas empresas, empreendedorismo e finanças corporativas.

Florence Heber, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1987), estagio no mestrado em Urbanismo na Universite de Paris XII (Paris-Val-de-Marne) e no Institut des Hautes Études sur la Amerique Latine (1991), mestrado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (1991) e doutorado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2000). Foi Coordenadora dos Cursos de Administração das Faculdades Jorge Amado no período de 2001 a 2005 e Diretora Acadêmica das Faculdades Jorge Amado no período de 2006 a 2008. Foi Coordenadora de Educação Continuada do Centro Universitário Jorge Amado, responsável pelos cursos de Pós Graduação e Centro de Carreiras da instituição. Foi membro da Câmara Tecnica de Assessoramento na área de Ciências Sociais Aplicadas da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB no período de 2002 a 2008. Atualmente é professora adjunta (docencia na Graduação e Mestrado em Administração) e pesquisadora na Universidade Federal de Sergipe onde desenvolve pesquisa nas áreas de Redes Organizacionais, Inovações e Desenvolvimento Local/Regional e Gestão Integrada de Serviços.

Downloads

Publicado

2014-04-29

Como Citar

Silva, G., & Heber, F. (2014). Ecologia Organizacional e Teoria de Redes: uma Análise Contemporânea da Formação de APL’s. Gestão & Regionalidade, 30(88). https://doi.org/10.13037/gr.vol30n88.1983