Internacionalização de Pequenas Empresas: Um Estudo de Caso com uma Empresa Brasileira de Tecnologia

Autores

  • Renata Céli Moreira da Silva Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - IAG/Puc-Rio
  • Marie Agnes Chauvel Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - IAG/Puc-Rio
  • Hélène Bertrand Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - IAG/Puc-Rio

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol26n76.199

Resumo

Apesar do volume de estudos sobre os processos de internacionalização de empresas, existem discussões sobre a adequação das teorias disponíveis ao contexto atual, em especial ao fenômeno crescente da internacionalização de pequenas empresas. Alguns estudos sugerem que os modelos clássicos são insuficientes para compreender a internacionalização de pequenas empresas e apontam que elementos como o caráter gradual da internacionalização, a distância psíquica e redes de relacionamento diferem e precisam ser estudados de forma mais aprofundada. Assim, este artigo buscou realizar um estudo de caso em uma pequena empresa brasileira de tecnologia que está se internacionalizando para a Austrália. A empresa pode ser caracterizada como uma born global. Indo ao encontro da literatura, foi evidenciada a importância do empreendedor e das networks. Foi observado que a network teve contribuição decisiva para reduzir a distância psíquica e, também, que sua internacionalização levou à aquisição de novos recursos relevantes para seu funcionamento.

 

Palavras-chave: internacionalização, pequenas empresas, networks, empreendedorismo, born global

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Biografia do Autor

Renata Céli Moreira da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - IAG/Puc-Rio

Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – IAG/Puc-Rio (2009). Graduação em Administração pela Ibmec-Rio (2005). Atualmente é aluna do Doutorado em Administração de Empresas da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – IAG/Puc-Rio, que é a instituição a qual está ligada.

Marie Agnes Chauvel, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - IAG/Puc-Rio

Doutora em Ciências – Coppead/Universidade Federal do Rio de Janeiro –UFRJ (1999); Mestre em psicologia social e do trabalho - Universidade de São Paulo – USP (1990); Psicóloga - Universidade de São Paulo – USP (1982). Atualmente é Professora Assistente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – IAG/Puc-Rio, que é a instituição a qual está ligada.

Hélène Bertrand, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - IAG/Puc-Rio

Ph.D pela Kennedy Western University. Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Graduação em Economia pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do RJ. Foi executiva da IBM Brasil, tendo ocupado diversas posições na área de Finanças e Marketing. Participou de cursos High Management nos Estados Unidos, França, Inglaterra e Holanda. Professora de Marketing e consultora autônoma em Negócios Internacionais e Marketing. Publicou artigos em revistas nacionais e internacionais.

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Publicado

01-05-2010