ANÁLISE DOS EFEITOS DA INTERVENÇÃO GOVERNAMENTAL NA COMPETITIVIDADE DA PRODUÇÃO DE SOJA EM GRÃOS NO MATO GROSSO DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol29n87.2038Resumo
Este artigo objetivou analisar a competitividade da cadeia produtiva de soja no Estado de Mato Grosso do Sul. Foi adotada a metodologia quantitativa desenvolvida por meio de um estudo exploratório, de forma que o método instrumental utilizado no estudo foi a Matriz de Análise de Política (MAP) a fim de mostrar o benefício da intervenção governamental no mercado agrícola. Os resultados gerados indicam que, embora o Estado de Mato Grosso do Sul seja competitivo, é possível ampliar o desenvolvimento regional mediante a atratividade de indústrias pertencentes à cadeia de soja, por meio de políticas públicas. Com isso, conclui-se que a melhoria da competitividade sul-mato-grossense seria estendida pela ampliação da intervenção estatal, principalmente no que se refere à equiparação do ICMS, expandindo, assim, os horizontes da economia do Estado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Mayra Batista Bitencourt Fagundes, Caroline Giusti de Araújo, Valéria Silva Mortari, Fábio Santos Rebelo, Patricia Rodrigues (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).