Franquia Varejista como Vantagem Competitiva: Múltiplos Estudos de Caso no Segmento de Farmácias e Drogarias
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol25n75.205Resumo
Esta pesquisa se insere no campo de estudos sobre varejo. A formação de franquias tem sido um dos tipos de aliança procurado pelo Varejo Farmacêutico. O objetivo do trabalho foi identificar, dentre as possíveis vantagens competitivas, quais estão motivando a formação de franquias no segmento de farmácias e drogarias. A pesquisa de campo envolveu a realização de entrevistas em profundidade com franqueadores e franqueados de duas redes de franquias do varejo farmacêutico, e sua análise baseou-se na técnica de análise de conteúdo. O artigo apresenta um panorama da competição no setor de Varejo Farmacêutico brasileiro, um levantamento teórico e múltiplos estudos de caso de empresas que passaram pela transformação de modelo de negócio, transformando-se em um modelo de alianças sob a forma de franquia. Dentre os achados, observou-se que a estratégia de franquias representou uma oportunidade para o franqueador aumentar rapidamente a sua participação no mercado varejista brasileiro, assim como para compartilhar custos e riscos, além de diferenciar-se perante os concorrentes. Por outro lado, identifica-se o risco de perda de competências, uma vez que as franquias têm um tempo de contrato limitado e durante este período o know how sobre o negócio é compartilhado com o franqueado. Do ponto de vista do franqueador evidencia-se que a busca pela franquia tem sido motivada, principalmente, pela possibilidade de aprendizado gerencial sobre um novo negócio.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-01-04
Como Citar
Ribeiro, B. B., & Prieto, V. C. (2010). Franquia Varejista como Vantagem Competitiva: Múltiplos Estudos de Caso no Segmento de Farmácias e Drogarias. Gestão & Regionalidade, 25(75). https://doi.org/10.13037/gr.vol25n75.205
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).