Regionalização, Preservação e Inovação em atividades culturais: uma análise exploratória a partir do referencial de Arranjos Produtivos Locais
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol30n89.2266Resumo
O objetivo deste trabalho é avaliar, a partir do referencial de Arranjos Produtivos Locais (APL), as perspectivas de desenvolvimento virtuoso e sustentável de atividades culturais no Brasil. Observa-se que os esforços direcionados à inovação, com destaque para a categoria das inovações artísticas e estéticas, e aqueles direcionados à preservação se complementam num processo dinâmico de evolução. Diversos sub-sistemas e as capacitações técnicas/produtivas, organizacionais e artísticas se articulam para a produção de manifestações e produtos com características únicas. O estoque de conhecimentos, majoritariamente tácito, se encontra fortemente enraizado no território local e sua preservação e difusão é fortemente determinada pelos processos interativos. As relações sistêmicas desenvolvidas nos APLs culturais conduzem a significativos incrementos das capacitações, constituindo fatores decisivos para a competitividade / atratividade dos agentes individuais e dos APLs como um todo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).