Análise do Clima Organizacional na Mesorregião Central do Paraná: Percepção dos futuros Administradores

Autores

  • Silvio Roberto Stefano PPGADM Mestrado Profissional Administração da Unicentro
  • Jean Adriel Koszalka Unicentro
  • Marcia Aparecida Zampier Unicentro

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol30n88.2276

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar a satisfação e clima organizacional de diversas empresas, na percepção dos futuros Administradores de uma Instituição de Ensino Superior Pública. As variáveis estudadas englobaram: excelência, cultura e clima organizacional, além das práticas de gestão de pessoas, destacando a influência destas variáveis como diferencial competitivo para as empresas. Na tentativa de aprimorar e mensurar a análise, foi utilizado como método survey. Optou-se pela escolha da abordagem quantitativa exploratória. Houve aplicação dos instrumentos de pesquisa aos 112 acadêmicos de Administração (período noturno) de uma Universidade Estadual da mesorregião central do Paraná, divididos nos 4 anos de curso. Através das análises desenvolvidas, chegou-se a conclusão que os fatores que tornam as pessoas mais satisfeitas no ambiente de trabalho são: prestígio nas empresas, estabilidade e salário. Em contrapartida, como fatores que acarretam a insatisfação dentro das organizações, pode-se elencar: falta de reconhecimento e de valorização e o salário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvio Roberto Stefano, PPGADM Mestrado Profissional Administração da Unicentro

Possui Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo USP Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (2008), Mestrado em Administração pela PPGA UEM/UEL (2002), Especialista em Ensino e Especialista em Relações Pública Empresariais UEL. Graduado em Administração pela Universidade Estadual de Londrina UEL (1994). Atuou na docência na UEL, UNOPAR e Faculdades Novo Ateneu de Guarapuava. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração PPGA UEL. Coordenador do Mestrado Profissional em Administração da UNICENTRO - PPGADM. Pesquisador PqC. Coordenador Pós-Graduação MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e Gestão Pública Municipal UAB CAPES. Diretor de Desenvolvimento Univesitário da UNICENTRO. Conselheiro do CEPE. Bolsista Produtividade da Fundação Araucária.

Jean Adriel Koszalka, Unicentro

Especialista em MBA Gestão Estratégica de Pessoas. UNICENTRO.

Marcia Aparecida Zampier, Unicentro

Mestre em Administração pela UFPR. Docente da Unicentro.

Downloads

Publicado

2014-04-29

Como Citar

Stefano, S. R., Koszalka, J. A., & Zampier, M. A. (2014). Análise do Clima Organizacional na Mesorregião Central do Paraná: Percepção dos futuros Administradores. Gestão & Regionalidade, 30(88). https://doi.org/10.13037/gr.vol30n88.2276