Teoria Do Comportamento Planejado: Uma Aplicação No Mercado Educacional Superior

Autores

  • Erika Camila Buzo Martins Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP
  • Francisco Antonio Serralvo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP
  • Belmiro do Nascimento João Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol30n88.2292

Resumo

O presente trabalho busca apresentar a Teoria do Comportamento Planejado de Ajzen e verificar se seu modelo de estudo das atitudes pode contribuir para explicar as escolhas dos alunos de graduação por determinada marca educacional. Foram aplicadas uma pesquisa não-estruturada com os gestores da Instituição de Ensino Superior - IES Alfa e com alunos ingressantes. Apenas nove variáveis possuíam correlações estatisticamente significativas, permitindo identificar seu comprometimento para com o curso, a faculdade, preço, marca e a grande influência familiar em detrimento à propaganda em suas atitudes. Verificou-se que os componentes de maior relevância para os alunos, diferem dos componentes apontados pela gestão administrativa da IES.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erika Camila Buzo Martins, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP

Doutoranda e Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui graduação em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de Piracicaba (2001). Especialização em Marketing pela Universidade Paulista e Especialização em Psicopedagogia pela Uniararas. Atualmente é Coordenadora do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, docente responsável pelas disciplinas de Marketing no curso de Administração de Empresas e apoio docente na modalidade à distância pelo Centro Universitário Herminio Ometto de Araras - FHO I Uniararas. É Diretora de Treinamentos da Aluá Eventos e Treinamentos. Master Trainer em Programação Neurolinguística e Coaching.

Francisco Antonio Serralvo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP

É pós-doutor em administração (marketing) pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), doutor em ciências sociais e mestre em administração pela PUC-SP e bacharel em administração de empresas pela Universidade de Marília. Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Coordena o Grupo de Estudos da Marca - GEMA (PUC-SP). Coordena o Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração (Mestrado e Doutorado) e o curso de especialização - MBA Executivo - Gestão de Negócios em Vendas da PUC-SP. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente com os seguintes temas: estratégia de marketing, comportamento do consumidor, estratégia competitiva e gestão de marcas.

Belmiro do Nascimento João, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP

Pós Doutorado em Estratégia pela FEA/USP. Doutor em Comunicação e Semiótica (Tecnologias de Informação) pela PUC/SP (1998). Mestre em Administração pela PUC/SP. Engenheiro Mecânico e Administrador de Empresas pela Universidade Mackenzie. É Professor Titular na PUC/SP. Ex-Professor da EAESP/FGV, IBMEC/SP (Atual Insper) e Universidade Católica de Santos. Pesquisador e Professor-Visitante da Università Cattolica del Sacro Cuore (Milão - Itália). Coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração da PUC/SP (Mestrado e Doutorado - Gestão 2013/2015). Publicou +49 artigos em periódicos nacionais e estrangeiros (Inglês, Espanhol, Galego e Português) sendo diversos destes de alto impacto (Qualis-CAPES/SciELO/SCOPUS/JCR/EBSCO). Tem 570 Pontos no Qualis de Administração (Julho/2013) no Triênio 2010-2012 (840 no Quinquênio 2008-2012). Publicou mais de 90 trabalhos completos em anais de eventos nacionais e estrangeiros (Português, Espanhol e Inglês). Possui Livros e Capítulos de livros publicados em editoras de ponta (PEARSON, THOMSON, CENGAGE). Consultor técnico em EAD. Participou de eventos no exterior (EUA, Argentina, Chile, Itália e Espanha) e mais de 50 no Brasil. Orientou mais de 40 dissertações/teses de Mestrado/Doutorado, além de trabalhos de iniciação científica e TCC na área de Administração. Recebeu diversos prêmios e/ou homenagens. Atualmente coordena grupo de pesquisa em Negócios Internacionais e linha de pesquisa em Analítica de Negócios (Big Data, Machine Learning). Atua na área de Administração, com ênfase em Estratégia, Negócios Internacionais, Gestão do Conhecimento e Métodos Quantitativos. Possui ampla experiência profissional como Analista, Especialista e Gerente de Sistemas de Informação em empresas líderes, nacionais (Bradesco e Pão de Açúcar) e internacional (Citibank) além de atuar como consultor em Sistemas de Informação. É o revisor das últimas 3 edições brasileiras do livro do Laudon & Laudon (PEARSON Prentice-Hall). Em suas atividades profissionais interagiu com dezenas de colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos normalmente como primeiro autor. Consultor ad-hoc do CNPq, SciELO, CEE-SP e INEP. Membro da "Academy of International Business" (AIB) e Membro Fundador do Capítulo América Latina da AIB

Downloads

Publicado

29-04-2014

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)