Governança Corporativa e Risco: uma análise durante crises ocorridas na primeira década do século XXI

Autores

  • Fernanda Maciel Peixoto Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Gestão e Negócios
  • Hudson Fernandes Amaral Universidade Federal de Minas Gerais
  • Laíse Ferraz Correia CEFET-MG

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol30n90.2329

Resumo

Neste estudo, analisou-se a relação entre governança corporativa e risco em empresas brasileiras de capital aberto em períodos de crise e de não crise, no período de 2000 a 2009. Tal período foi segmentado em três subperíodos: crises locais (2000-2002); não crise (2003-2007); e crise global (2008-2009). Inicialmente, desenvolveu-se um índice de qualidade da governança através da abordagem análise de componentes principais. Em seguida, foi utilizado o modelo de regressão em painel, para investigar a relação entre o índice de governança construído e os aspectos de risco no contexto brasileiro. Trabalhou-se com os seguintes indicadores para risco: beta e custo médio ponderado de capital. Como resultados principais, constatou-se que as medidas de risco não apresentaram relação significativa com o índice de governança. Exceção se faz para o beta em algumas especificações. Ressalta-se que as variáveis dummies para crise absorveram de forma coerente o movimento das medidas de risco no período.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Maciel Peixoto, Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Gestão e Negócios

Doutora em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais (2012), com período sanduíche no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (2005), Graduada em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (2002). Professora Adjunta na Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia, na área de Finanças. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da FAGEN/UFU, na Linha Finanças e Controladoria. Áreas de interesse: governança corporativa, finanças comportamentais, análise de investimentos, planejamento financeiro

Hudson Fernandes Amaral, Universidade Federal de Minas Gerais

CEPEAD/UFMG

Laíse Ferraz Correia, CEFET-MG

Professora Doutora do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

15-12-2014