RECURSOS E COMPETÊNCIAS RELEVANTES NA BUSCA PELA VANTAGEM COMPETITIVA: O DESENVOLVIMENTO DE VEÍCULOS DE BAIXO CONSUMO PELA VOLKSWAGEN DO BRASIL

Autores

  • Rafael Iuliano Sambiase Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Reynaldo Cavalheiro Marcondes Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol31n91.2452

Resumo

O objetivo deste artigo é verificar que recursos e competências têm sido mais relevantes no processo de desenvolvimento de novos veículos de menor consumo energético pela Volkswagen do Brasil na busca da vantagem competitiva, tendo em vista a sua adesão ao programa Inovar-Auto patrocinado pelo Governo Federal. Está fundamentado na visão baseada em recursos e suportado por pesquisa descritiva de natureza qualitativa, que incluiu entrevistas com seis gestores, das áreas de planejamento do produto, engenharia do produto e marketing, integrantes do processo de desenvolvimento de novos veículos da montadora. As respostas foram tratadas e categorizadas por meio da análise de conteúdo. Como resultado foi verificado que a empresa desenvolve pessoal capacitado em análise, simulação e medição, e conhecimento técnico, utilizando recursos complementares específicos e outras competências da empresa, focando as oportunidades e ameaças inerentes ao programa Inovar-Auto, adotando basicamente a estratégia de diferenciação do produto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Iuliano Sambiase, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestrado em Administração de Empresas.

Reynaldo Cavalheiro Marcondes, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professor titular do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, membro do núcleo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Unniversidade Presbiteriana Mackenzie.

Downloads

Publicado

27-03-2015