IDENTIFICAÇÃO DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS: O CASO DO ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DO ÁLCOOL DE PIRACICABA

Autores

  • Clayton Daniel Masquietto Prefeitura Municipal de Piracicaba
  • Mário Sacomano Neto Universidade Metodista de Piracicaba
  • Antonio Carlos Giuliani Universidade Metodista de Piracicaba

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol26n77.250

Resumo

Esse artigo busca delimitar o Arranjo Produtivo Local do Álcool de Piracicaba (APLA) através da aplicação de uma metodologia de identificação de Arranjos Produtivos Locais e da caracterização e definição da cadeia produtiva sucroalcooleira. A metodologia de identificação de Arranjos Produtivos Locais adotada compreende a utilização do índice de quociente locacional. O estudo se faz relevante, tendo em vista que os APLs têm suscitado interesse por parte de governos e especialistas no Brasil no sentido de melhor alocar as ações de promoção de desenvolvimento local. Porém, ao promover políticas públicas ou estudos para o desenvolvimento de aglomerações de empresas, surge a dificuldade de delimitar essa aglomeração. Nesse sentido, questiona-se: quais atores e setores fazem parte de um APL? Quais os condicionantes a serem levados em conta na identificação de um APL e na delimitação de sua respectiva cadeia produtiva? No sentido de responder estas questões o presente estudo foi estruturado tomando como objeto de análise um arranjo específico relacionado à cadeia produtiva sucroalcooleira.

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Biografia do Autor

Clayton Daniel Masquietto, Prefeitura Municipal de Piracicaba

Mestre em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba

Especialista em Geoprocessamento pela Universidade Federal de São Carlos

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Metodista de Piracicaba

Assessor da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda de Piracicaba

Mário Sacomano Neto, Universidade Metodista de Piracicaba

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo Bacharel em Administração de Empresas pela PUC Professor Dr. do Mestrado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba

Antonio Carlos Giuliani, Universidade Metodista de Piracicaba

Doutor e Mestre em Administração Escolar pela Universidade Metodista de Piracicaba Prof. Dr. do Mestrado em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba Coordenador do Mestrado em Administração e do MBA em Marketing da Universidade Metodista de Piracicaba

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Publicado

27-08-2010