AQUISIÇÃO INTERNACIONAL DE EMPRESAS: MUDANÇA DE VALORES DO GRUPO DIRIGENTE

Autores

  • Ubiratã Tortato Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
  • Heitor Takashi Kato Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
  • Victor Meyer Jr. Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol27n80.260

Resumo

Este artigo analisa o processo de aquisição de uma empresa brasileira por outra americana e identifica as principais alterações nos valores do grupo dirigente. O método que a caracteriza é o estudo de caso. Dados primários foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas, realizadas com dirigentes e ex-dirigentes da organização, e observação direta. Documentos organizacionais serviram de fonte secundária. Na análise utilizaram-se os métodos de análise documental e de conteúdo. A análise permitiu identificar alterações nos valores do grupo dirigente, após o processo de aquisição. Antes da aquisição, os principais valores eram: segredo, controle, custos, conformismo, informalidade e investimento. Após a aquisição, os principais valores mudaram para: padrão, custos, comunicação, informações, responsabilidade e planejamento. Na fase anterior à aquisição havia preocupação em limitar o acesso às informações e à decisão; após a aquisição está se consolidando a tendência de compartilhar informações e decisões, seguindo o modelo da empresa adquirente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ubiratã Tortato, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Professor Adjunto PPAD/PUCPR

Heitor Takashi Kato, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Doutor pela EAESP da FGV

Coordenador do PPAD/PUCPR

Victor Meyer Jr., Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Professor Adjunto PPAD/PUCPR

Downloads

Publicado

16-09-2011

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)