AQUISIÇÃO INTERNACIONAL DE EMPRESAS: MUDANÇA DE VALORES DO GRUPO DIRIGENTE
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol27n80.260Resumo
Este artigo analisa o processo de aquisição de uma empresa brasileira por outra americana e identifica as principais alterações nos valores do grupo dirigente. O método que a caracteriza é o estudo de caso. Dados primários foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas, realizadas com dirigentes e ex-dirigentes da organização, e observação direta. Documentos organizacionais serviram de fonte secundária. Na análise utilizaram-se os métodos de análise documental e de conteúdo. A análise permitiu identificar alterações nos valores do grupo dirigente, após o processo de aquisição. Antes da aquisição, os principais valores eram: segredo, controle, custos, conformismo, informalidade e investimento. Após a aquisição, os principais valores mudaram para: padrão, custos, comunicação, informações, responsabilidade e planejamento. Na fase anterior à aquisição havia preocupação em limitar o acesso às informações e à decisão; após a aquisição está se consolidando a tendência de compartilhar informações e decisões, seguindo o modelo da empresa adquirente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-09-16
Como Citar
Tortato, U., Kato, H. T., & Meyer Jr., V. (2011). AQUISIÇÃO INTERNACIONAL DE EMPRESAS: MUDANÇA DE VALORES DO GRUPO DIRIGENTE. Gestão & Regionalidade, 27(80). https://doi.org/10.13037/gr.vol27n80.260
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).