AQUISIÇÃO INTERNACIONAL DE EMPRESAS: MUDANÇA DE VALORES DO GRUPO DIRIGENTE

Autores/as

  • Ubiratã Tortato Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR Autor/a
  • Heitor Takashi Kato Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR Autor/a
  • Victor Meyer Jr. Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol27n80.260

Resumen

Este artigo analisa o processo de aquisição de uma empresa brasileira por outra americana e identifica as principais alterações nos valores do grupo dirigente. O método que a caracteriza é o estudo de caso. Dados primários foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas, realizadas com dirigentes e ex-dirigentes da organização, e observação direta. Documentos organizacionais serviram de fonte secundária. Na análise utilizaram-se os métodos de análise documental e de conteúdo. A análise permitiu identificar alterações nos valores do grupo dirigente, após o processo de aquisição. Antes da aquisição, os principais valores eram: segredo, controle, custos, conformismo, informalidade e investimento. Após a aquisição, os principais valores mudaram para: padrão, custos, comunicação, informações, responsabilidade e planejamento. Na fase anterior à aquisição havia preocupação em limitar o acesso às informações e à decisão; após a aquisição está se consolidando a tendência de compartilhar informações e decisões, seguindo o modelo da empresa adquirente.

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Biografía del autor/a

  • Ubiratã Tortato, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
    Professor Adjunto PPAD/PUCPR
  • Heitor Takashi Kato, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

    Doutor pela EAESP da FGV

    Coordenador do PPAD/PUCPR

  • Victor Meyer Jr., Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
    Professor Adjunto PPAD/PUCPR

Publicado

2011-09-16

Cómo citar

AQUISIÇÃO INTERNACIONAL DE EMPRESAS: MUDANÇA DE VALORES DO GRUPO DIRIGENTE. (2011). Gestão & Regionalidade, 27(80). https://doi.org/10.13037/gr.vol27n80.260