CONSTRUÇÃO DE MERCADOS: UM ESTUDO NO MERCADO DE NOTEBOOKS PARA BAIXA RENDA
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol31n93.2637Resumo
O presente artigo busca investigar a construção de mercados sob a perspectiva da literatura de Market-Making, especificamente em práticas de mercado, representadas pelas práticas de troca, práticas normativas e práticas representacionais; e na relação entre as organizações e o mercado, representada pela co-criação de valor entre os diferentes agentes. Como recorte empírico foi escolhido o mercado de notebooks para baixa renda. A coleta de dados foi realizada in loco com consumidores, varejistas e fabricantes, foram realizadas entrevistas do tipo survey e observação nas lojas e em websites. Os resultados apontam que a formatação deste mercado acontece em polos comerciais de ruas, devido à concentração de lojas e alto fluxo de pessoas; e o principal valor co-criado por esses agentes é o prazo de pagamento. Ademais, o artigo contribui com uma pesquisa teórico-empírica utilizando a literatura de Market-Making, ainda inicial na área de Marketing.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Vitor Koki da Costa Nogami, Francisco Giovanni David Vieira, Juliana Medeiros (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).