CONSTRUÇÃO DE MERCADOS: UM ESTUDO NO MERCADO DE NOTEBOOKS PARA BAIXA RENDA

Autores

  • Vitor Koki da Costa Nogami Universidade de São Paulo (FEA-USP)
  • Francisco Giovanni David Vieira Universidade Estadual de Maringá (UEM).
  • Juliana Medeiros Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol31n93.2637

Resumo

O presente artigo busca investigar a construção de mercados sob a perspectiva da literatura de Market-Making, especificamente em práticas de mercado, representadas pelas práticas de troca, práticas normativas e práticas representacionais; e na relação entre as organizações e o mercado, representada pela co-criação de valor entre os diferentes agentes. Como recorte empírico foi escolhido o mercado de notebooks para baixa renda. A coleta de dados foi realizada in loco com consumidores, varejistas e fabricantes, foram realizadas entrevistas do tipo survey e observação nas lojas e em websites. Os resultados apontam que a formatação deste mercado acontece em polos comerciais de ruas, devido à concentração de lojas e alto fluxo de pessoas; e o principal valor co-criado por esses agentes é o prazo de pagamento. Ademais, o artigo contribui com uma pesquisa teórico-empírica utilizando a literatura de Market-Making, ainda inicial na área de Marketing.

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Biografia do Autor

Vitor Koki da Costa Nogami, Universidade de São Paulo (FEA-USP)

Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Pós-graduação em Administração de Marketing e Propaganda pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Mestrado em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Doutorado em andamento pela USP (FEA-USP) É pesquisador do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Marketing (GIPEM). Atua nas áreas de Marketing, Cultura e Consumo, Inovação, Empreendedorismo, Comportamento do Consumidor e Baixa Renda.

Francisco Giovanni David Vieira, Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba (1985), mestrado em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras (1991), doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e realizou estágio pós-doutoral em Administração de Empresas na Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo (2007). É professor do Departamento de Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá, editor da RIMAR - Revista Interdisciplinar de Marketing, editor associado para a área de Estudos de Marketing do Cadernos EBAPE.BR (FGV-Rio), membro do Corpo Editorial Científico (área de Marketing) da RAE - Revista de Administração de Empresas (FGV-SP), consultor ad hoc da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, membro da Academy of Marketing (UK), coordenador do GIPEM (Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Marketing - UEM/CNPq), membro do Grupo de Estudos em Marketing, Estratégias de Mercado e Marca (FURB/CNPq) e colaborador do Grupo de Estudos em Estratégia e Marketing (FGV-Rio/CNPq). Foi professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (2008) e membro do Comitê Científico da Divisão de Marketing da ANPAD (2009-2010). Atua na área de Administração, com ênfase em Marketing, e tem interesse nos seguintes assuntos: práticas de marketing, construção de mercados, cultura e consumo, comportamento do consumidor, marketing social corporativo e produção acadêmica em marketing no Brasil. Desde janeiro de 2010 publica o blog Cultura e Consumo: http://culturaeconsumo.blogspot.com

Juliana Medeiros, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutorado em andamento pela Universidade Federal do Paraná (PPGADM - UFPR), Mestrado pela Universidade Estadual de Maringá (PPA-UEM), Pós-Graduação em Gestão Empresarial pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Trabalhou na Adecon Empresa Júnior de Consultoria da Universidade Estadual de Maringá nos seguintes cargos: Consultora, Diretora de Marketing e Conselheira. É professora do departamento de Administração da Universidade Federal do Paraná na área de conhecimento de Marketing e pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Marketing (GIPEM). Atua nas áreas de Estratégia de Marketing, Comportamento do Consumidor, Pesquisa de Marketing, Cultura e Consumo, Inovação, Empreendedorismo e Market-Making.

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Publicado

01-06-2015