Gestçao de pessoas e do Conhecimento: Uma investigação a Partir da Análise dos Relatórios de Empresas Vencedoras do Prêmio Nacional da Qualidade

Celso Machado Júnior, Leonel Mazzali, Maria Carolina de Azevedo ferreira de Souza

Resumo


O objetivo deste trabalho é identificar e analisar como as práticas de gestão das empresas incorparam a maior atenção aos recursos humanos e seus inter-relacionamentos, tendo como desdobramento o foco crescente nas questões relativas à aprendizagem e ao conhecimento. O universo empírico da investigação é composto pelas empresas vencedoras do Prêmio Nacional da Qualidade, no período de 1992 a 2004; um importante espaço para se analisar como as práticas efetivas de gestão incorporamos processos de aprendizagem e de mudança. A pesquisa foi baseada nos relatórios de gestão de uma amostra de três empresas vencedoras do referido prêmio, a qual permitiu identificar similaridade nos procedimentos de gestão da informação, do conhecimento e das pessoas, destacando-se: o incentivo à criação de conhecimento e à capacidade de aprender das pessoas; a importância do compartilhamento de informações edo conhecimento; a ênfase nas relações de interdependência e interação no conjunto da empresa. assentadas no trabalho em equipe.

Palavras-chave: práticas de gestão, aprendizado e conhecimento

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DOI: https://doi.org/10.13037/gr.vol21n62.266



 

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