Identificação e exploração de oportunidades: estudos de casos no Paraná e em Quebec

Autores

  • Hilka Pelizza Vier Machado Universidade Estadual de Maringá
  • Marcela Moura Basaglia Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol31n92.2742

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi o de compreender a identificação e a exploração de oportunidades em dois contextos. A abordagem da pesquisa foi a qualitativa e o método foi o estudo de casos, tendo sido selecionados dois casos em Quebec e dois casos no Paraná. Poucas diferenças foram encontradas em relação ao contexto, mas foi possível a influência da condição de imigrantes na formação da intenção empreendedora. Na identificação e na exploração de oportunidades foram observados alguns elementos, tais como redes, informações e o papel do meio, tal como salientado anteriormente por outros autores (ARDICHVILI, CARDOZO, REI, 2003; JULIEN, 2010). Os resultados mostraram também como os empreendedores construíram as oportunidades, gerando valor para o meio e produzindo artefatos (BRUYAT, JULIEN, 2010; SARASVATHY, 2008).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hilka Pelizza Vier Machado, Universidade Estadual de Maringá

Professora do Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Engenharia de Produção pela UFSC,

Doutorado Sandwich na HEC Montréal, Canadá.

Marcela Moura Basaglia, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Maringá.

Downloads

Publicado

21-05-2015