A ESCOLHA DE UM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA ÁREA DE GESTÃO E NEGÓCIOS: um estudo sobre a decisão de compra e comportamento do consumidor

Autores

  • SERGIO CRICCA Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • ROBERTO WAGNER DIAS Docente da UNIITALO
  • DIOGO MARTINS GONÇALVES DE MORAIS Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Faculdade de Tecnologia Termomecanica
  • SILVIO AUGUSTO MINCIOTTI Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol30n89.2794

Resumo

O presente estudo tem por objetivo verificar a relevância dos fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos, discutidos nos estudos de Kotler e Keller (2012), para a escolha de um curso superior de tecnologia da área de gestão e negócios. A pesquisa possui caráter descritivo e foi desenvolvido por meio de uma abordagem quantitativa, utilizando-se de um survey que envolveu 269 estudantes de quatro cursos da área de gestão e negócios e um questionário estruturado com vinte variáveis. Na identificação dos fatores, utilizou-se os resultados das avaliações dos estudantes, em uma escala de 0 a 10, do grau de influência de cada uma das questões na escolha de seu curso superior, que possibilitou a visualização dos elementos que caracterizam a influência dos fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos na escolha de um curso superior de tecnologia, da área de gestão e negócios, por parte dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

SERGIO CRICCA, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Discente do PPGA - Mestrado - Universidade Municipal de São Caetano do Sul

ROBERTO WAGNER DIAS, Docente da UNIITALO

Mestre em Administração pela USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul, MBA Executivo em Gestão Empresarial Estratégica pela USP - Universidade de São Paulo, Especialização em Gestão de Pessoas para Negócios, Especialização em Novas Tecnologias de Ensino-Aprendizagem e Bacharelado em Administração de Empresas pelo UNIÍTALO - Centro Universitário Ítalo Brasileiro.

DIOGO MARTINS GONÇALVES DE MORAIS, Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Faculdade de Tecnologia Termomecanica

Professor da Faculdade de Tecnologia Termomecanica e Discente do PPGA - doutorado - da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

SILVIO AUGUSTO MINCIOTTI, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Possui Mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1986) e Doutorado em Administração também pela Universidade de São Paulo (1993). Atualmente é professor do Programa de Mestrado em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Marketing, Gestão, Administração de Marketing, Comportamento do Consumidor e Pesquisas de Mercado.

Downloads

Publicado

26-09-2014