As Gerações em Distintos Contextos Organizacionais
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol30n89.2798Resumo
O objetivo deste estudo consiste em analisar a gestão de pessoas de organizações que atuam no Brasil, no que se refere a questões geracionais. Foi realizado um estudo multicascos, em duas organizações: Dow S.A. e Promon S.A. Apesar de a Dow ter sido caracterizada como um sistema mecânico e a Promon como orgânico, em ambas foram observadas as características de um forte contexto de gestão de pessoas. Entre os resultados, ressalta-se o fato de que as constatações de diferenças geracionais baseadas em idade não implicam adaptações da gestão de pessoas. Constatou-se que a gestão de pessoas de organização com fortes contextos normativos possuem desafios de gerir coortes e papeis dos seus profissionais. De forma geral, nota-se que, apesar da preocupação latente das empresas com a gestão das gerações, a gestão de pessoas de empresas bem estruturadas não apresenta indícios de adaptação consciente de suas práticas às diferenças geracionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).