REDES DE COOPERAÇÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS: OS FATORES COMPETITIVOS APLICADOS EM UMA REDE DE IMOBILIÁRIAS

Autores

  • Juliano Nunes Alves Universidade Federal de Santa Maria
  • Laércio André Gassen Balsan Universidade Federal de Santa Maria
  • Paula Silva Bazzo Universidade Federal de Santa Maria
  • Rafael Mendes Lubeck Universidade Federal de Santa Maria
  • Márcia Zampieri Grohmann Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol26n78.287

Resumo

Propõe-se a identificar, em uma rede de imobiliárias, a ocorrência dos cinco fatores competitivos observados por Verschoore e Balestrin (2006), através de um estudo de caso com enfoque qualitativo-descritivo. As evidências empíricas foram coletadas por meio de entrevistas. A partir da análise dos dados identificou-se que a união dos integrantes faz com que ocorra um maior poder de barganha. Também um melhor fluxo de informações facilitando a solução de problemas e principalmente a disseminação da informação entre os integrantes. Outro resultado é que o aumento da confiança consegue-se diminuir os custos de transações entre os associados. Sugere-se estudos em outros relacionamentos interorganizacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliano Nunes Alves, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Cruz Alta (2004). Atualmente é professor da Faculdade Integrada Santa Maria e Mestrando em Administração e bolsista CAPES do PPGA da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Relações Interorganizacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: redes interorganizacionais, conhecimento, confiança, epistemologia e aprendizagem.

Laércio André Gassen Balsan, Universidade Federal de Santa Maria

Aluno de Pós-Graduação - Mestrado em administração da Universidade Federal de Santa Maria

Paula Silva Bazzo, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Relações Internacionais pela Universidade do Vale do Itajaí (2006). Estudante do quinto ano de Psicologia pela Universidade Estatal de São Petersburgo. Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Trabalha com tradução simultânea, sequencial e escrita (italiano/português/italiano) desde 2004.

Rafael Mendes Lubeck, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando em Administração na UFSM, é bolsista CAPES. Atua no grupo de pesquisa CESAO - Competitividade, Estratégia e Arranjos Organizacionais e participa do grupo de pesquisa sobre inovação no setor de serviços, analisando a bilhetagem eletrônica em empresas de transporte coletivo de passageiros e seus impactos para a gestão das empresas.

Márcia Zampieri Grohmann, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Ciências Administrativas pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), na linha de pesquisa de Gestão de Negócios. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Comportamento Organizacional, Inovação e Aprendizagem, Ensino a Distância, Comportamento do Consumidor e Sustentabilidade.

Downloads

Publicado

2011-01-04

Como Citar

Alves, J. N., Balsan, L. A. G., Bazzo, P. S., Lubeck, R. M., & Grohmann, M. Z. (2011). REDES DE COOPERAÇÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS: OS FATORES COMPETITIVOS APLICADOS EM UMA REDE DE IMOBILIÁRIAS. Gestão & Regionalidade, 26(78). https://doi.org/10.13037/gr.vol26n78.287