REDES DE COOPERAÇÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS: OS FATORES COMPETITIVOS APLICADOS EM UMA REDE DE IMOBILIÁRIAS
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol26n78.287Resumo
Propõe-se a identificar, em uma rede de imobiliárias, a ocorrência dos cinco fatores competitivos observados por Verschoore e Balestrin (2006), através de um estudo de caso com enfoque qualitativo-descritivo. As evidências empíricas foram coletadas por meio de entrevistas. A partir da análise dos dados identificou-se que a união dos integrantes faz com que ocorra um maior poder de barganha. Também um melhor fluxo de informações facilitando a solução de problemas e principalmente a disseminação da informação entre os integrantes. Outro resultado é que o aumento da confiança consegue-se diminuir os custos de transações entre os associados. Sugere-se estudos em outros relacionamentos interorganizacionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Juliano Nunes Alves, Laércio André Gassen Balsan, Paula Silva Bazzo, Rafael Mendes Lubeck, Márcia Zampieri Grohmann (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).