REVISÃO SISTEMÁTICA E SUA POTENCIAL CONTRIBUIÇÃO EM “NEGÓCIOS, GERENCIAMENTO E CONTABILIDADE”
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol31n91.2887Resumo
A revisão sistemática apresenta contribuição metodológica para estudos organizacionais, aplicando métodos explícitos e sistematizados de busca gerando um processo de pesquisa replicável e transparente. Devido ao rigor, precisão e transparência que a técnica pode gerar às pesquisas em ciências sociais aplicadas, o estudo tem como objetivo analisar a evolução e o crescimento da utilização da técnica de revisão sistemática no contexto internacional, mais especificamente no agrupamento de “negócios, gerenciamento e contabilidade”. Para tal, foi realizada uma revisão sistemática em relação ao termo “systematic review” na base Scopus, utilizando o filtro “Business, Management and Accounting”. Como resultado foi identificado o crescimento do uso desta técnica no contexto internacional, sendo os EUA o país com o maior número de publicações. Além disso, observou-se que os autores pesquisados afirmam que a técnica traz contribuições pelo caráter retrospectivo, avaliação crítica, síntese de resultados, minimização de definições conflitantes relacionadas às investigações de determinados temas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).