Desenvolvimento de Métricas para Avaliação da Competitividade de Clusters: uma aplicação empírica no setor têxtil
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol30n90.2894Resumo
O objetivo deste estudo consiste em desenvolver métricas para avaliação da competitividade de clusters. O modelo teórico adotado foi de Zaccarelli et al. (2008), o qual apresenta 11 fundamentos de competitividade de clusters. A pesquisa classifica-se como qualitativa exploratória, cujos dados foram levantados através de fontes primárias (entrevistas em profundidade) e secundárias (análise de documentos). Como resultado, desenvolveram-se métricas exequíveis e adequadas à avaliação da competitividade de clusters. Além disso, foi verificada a presença dos onze fundamentos no Brás e a apreciação de cada métrica permitiu uma descrição detalhada das características que tornam o Brás um cluster competitivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).