Gestão de recursos humanos à luz da responsabilidade social empresarial: um estudo no setor sucroenergético em Goiás
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol33n97.2909Resumo
Sob o entendimento de que as responsabilidades das empresas estendem-se para toda a sociedade, surgem os estudos sobre desempenho social empresarial, com o objetivo de testar e operacionalizar a noção de responsabilidade social das empresas (RSE). Diante das transformações econômicas, financeiras e tecnológicas vivenciadas pelo setor sucroenergético brasileiro, este trabalho utiliza as medidas da dimensão de público dos Indicadores Ethos de RSE para avaliar o desempenho social das usinas do setor sucroenergético em Goiás, quanto à adoção de políticas e processos de RSE voltadas ao público interno. Aplicou-se questionário estruturado a todas as usinas em funcionamento, obtendo-se respostas de doze empresas. Os resultados indicam que a dimensão de público interno está parcialmente implantada em 75% das empresas e ainda em discussão nos 25% restantes. Conclui-se que as transformações vivenciadas pelo setor sucroalcooleiro não foram suficientemente capazes de provocar significativas mudanças na gestão dos recursos humanos, em termos de postura socialmente responsável.
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