PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS BRASILEIRAS: PROPOSIÇÃO DE UM MODELO COMPORTAMENTAL EVOLUTIVO PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DE FIRMAS DE HPPC

Autores

  • Ednaldo Soares Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Rodrigo Ladeira Universidade Federal da Bahia - UFBA

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol31n91.2926

Resumo

Estudos sobre a internacionalização da empresa surgiram a partir dos anos 1960. Este é um exemplo, focado em um grupo de pequenas e médias empresas brasileiras fabricantes de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC). Trata-se de um estudo (exploratório-descritivo ex-post facto) de casos múltiplos, conduzido sob abordagem qualitativa, em que representantes-chave das firmas foram entrevistados e cuja análise dos dados valeu-se, sobretudo, do conteúdo das narrativas, a fim de verificar similaridades e dessemelhanças entre os processos de inserção global e entre esses e o Modelo de Uppsala. Ao final, verificou-se evidência de gradualismo, mas constatou-se que as empresas não se valeram de um modelo de internacionalização. Sendo assim, o estudo propõe o uso de um modelo comportamental evolutivo para a internacionalização de pequenas e médias empresas brasileiras fabricantes de produtos de HPPC, sendo esse a resultante da aliagem entre estratégias utilizadas pelas empresas e características do mencionado modelo.

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Biografia do Autor

Ednaldo Soares, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Mestre e Doutor em Administração

Área: Tecnologia, Inovação e Competitividade

Rodrigo Ladeira, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutor em Administração (USP)

Professor da Escola de Administração da UFBA (graduação e pós-graduação)

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Publicado

27-03-2015