FRAUDE CONTÁBIL: ANÁLISE EMPÍRICA À LUZ DOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DO TRIÂNGULO DA FRAUDE E DOS ESCÂNDALOS CORPORATIVOS

Autores

  • Robson Augusto Dainez Condé Auditor Fiscal da Receita do Estado do Espírito Santo e Membro do Conselho Fiscal do Banco do Estado do Espírito Santo.
  • Carlos Otávio Ferreira de Almeida Professor Pesquisador da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
  • Renato Santiago Quintal Chefe do Departamento de Sistemas de Pagamento da Pagadoria de Pessoal da Marinha (PAPEM).

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol31n93.2929

Resumo

O presente estudo é uma investigação empírica de natureza qualitativa cujo objetivo é descrever, a partir dos pressupostos teóricos do triângulo da fraude (Cressey, 1953) e dos escândalos corporativos (Coffee Jr., 2005), características da fraude nas demonstrações contábeis de uma empresa norte-americana. Buscou-se investigar as motivações e finalidades da ação fraudulenta, os métodos de manipulação contábil utilizados e a governança corporativa da organização. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso, cuja seleção foi feita com base em um rol de escândalos contábeis citado em pesquisas anteriores. Considerando-se o modelo de governança corporativa da empresa, pode-se explicar, pela teoria dos escândalos corporativos e pela teoria do triângulo da fraude, a motivação e o método de operacionalização da fraude, assim como a finalidade do agente fraudador. A relevância do estudo consiste na análise empírica de teorias pouco pesquisadas, possibilitando refletir se empresariado, gestores e acionistas brasileiros estariam sujeitos às mesmas mazelas observadas nas ações fraudulentas de corporações norte-americanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Augusto Dainez Condé, Auditor Fiscal da Receita do Estado do Espírito Santo e Membro do Conselho Fiscal do Banco do Estado do Espírito Santo.

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2013). Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Vila Velha (2008). Bacharel em Ciências Navais (Habilitação em Administração) pela Escola Naval (1995). Especialização em Administração (CIAW-1996). Aperfeiçoamento para Oficiais Intendentes _ Gestão Pública (CIAW-1998). Exerceu os cargos públicos de Oficial da Marinha do Brasil, Auditor Fiscal de Tributos do Estado de Alagoas e, atualmente, é Auditor Fiscal da Receita do Estado do Espírito Santo. Tem experiência em Ciências Contábeis, em Administração Financeira e Orçamentária, em Processo Administrativo Fiscal (PAF) e em Fiscalização de Tributos. Email: robsonconde@hotmail.com

Carlos Otávio Ferreira de Almeida, Professor Pesquisador da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Professor Pesquisador da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Estágio Pós-Doutoral em Direito Tributário Internacional na Vienna University of Economics and Business (Austria). Doutor em Direito Econômico, Financeiro e Tributário pela USP, Mestre em Direito Público pela UERJ e Master of Laws in Taxation pela University of Florida (EUA). Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Universidade São Francisco e Bacharel em Ciências Navais (ênfase em Administração) pela Escola Naval. Membro do Corpo Editorial da Revista de Direito da Procuradoria Geral do Estado de Goiás e da Revista Intellectus. Atua nas áreas de Direito Tributário, Direito Tributário Internacional, Direito Financeiro, Direito Econômico e Direito Internacional Público.

Renato Santiago Quintal, Chefe do Departamento de Sistemas de Pagamento da Pagadoria de Pessoal da Marinha (PAPEM).

Mestre em Ciências Contábeis (Faculdade de Administração e Finanças da Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Especialista em Comércio Exterior (Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro); Bacharel em Administração (Universidade Cândido Mendes) e em Ciências Navais, com Habilitação em Administração de Sistemas (Escola Naval). Atualmente é Oficial Superior da Ativa do Corpo de Intendentes da Marinha do Brasil, ocupa o posto de Capitão-de-Corveta e está lotado na Pagadoria de Pessoal da Marinha. Tem experiência em Ciências Contábeis e Administração, com ênfase em Administração Pública. E-mail: rsantiago79@hotmail.com

Downloads

Publicado

24-09-2015