Clusters comerciais: estudo sobre uma aglomeração de lojas têxteis em São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol33n98.3336Resumo
Este trabalho teve por objetivo identificar as principais características de um modelo de cluster comercial localizado no bairro do Brás, município de São Paulo (SP), e caracterizar os diferentes segmentos da área têxtil na região. Região economicamente importante, o bairro do Brás possui uma forte atratividade para clusters comerciais, destacando-se, entre seus atrativos, o fluxo contínuo de pessoas e o elevado número de comércios. O estudo, de natureza descritiva, tem como base o modelo proposto por Zaccarelli et al. e busca identificar a formação do cluster e a presença de um agente supraempresa (governança supraempresarial). Um questionário com questões relativas aos fatores que influenciam a permanência dos comerciantes no agrupamento foi respondido por quarenta lojistas da região. Receberam destaque nas respostas aos questionários os seguintes fatores: equilíbrio entre comércios (ausência de posições privilegiadas), complementaridade por utilização de subprodutos, cooperação entre empresas e cultura da comunidade adaptada ao cluster. Outros fundamentos, contudo, demonstraram-se pouco valorizados: caráter evolucionário por introdução de tecnologias e estratégia de resultado orientada para o cluster. As vantagens competitivas percebidas a partir dos fundamentos propostos por Zaccarelli et al. caracterizam a região estudada como um cluster comercial com traços de desenvolvimento e competitividade.
Palavras-chave: Cluster comercial; segmento têxtil; características comerciais locais.
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